Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem 1.502 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 1.096 pessoas estão curadas. Até o momento, 53 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 135 casos suspeitos da doença. 2.016 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- O Brasil soma 3.238.216 casos confirmados de covid-19 e 105.791 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 26.613 óbitos e 686.122 casos de coronavírus.
- A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase amarela do Plano São Paulo. Nesta fase é permitido reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a seis horas por dia.
- Na 11ª atualização do Plano São Paulo, realizada nesta sexta-feira (14), todas as regiões mantiveram igual classificação na comparação com a semana anterior.
- O governador João Doria estendeu a quarentena no Estado de São Paulo até dia 23 de agosto.
- Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas presenciais para 7 de outubro.
- Doria confirmou em vídeo que testou positivo para covid-19.
- Decreto da Prefeitura de Birigui estabelece a abertura de bares e restaurantes por até 6 horas diárias, encerrando o expediente às 22h. Os estabelecimentos não podem ultrapassar 40% do limite de sua capacidade e os locais devem estar devidamente arejados, oferecendo todos os cuidados de higiene.
- As academias poderão atender desde que sejam agendados os atendimentos. As aulas devem ser individuais, com horários de funcionamento reduzidos em 6 horas e não devem ultrapassar o limite de 30% de sua capacidade.
- A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- A pessoa pode transmitir o coronavírus mesmo sem apresentar sintoma? Sim. Pelos dados apresentados até momento, o período de incubação do vírus pode variar de dois a 14 dias. Durante esse tempo, o vírus tem capacidade de transmissão. Por isso, é importante adotar medidas gerais, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de sete dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Ou seja, a doença pode ser transmitida mesmo em casos assintomáticos ou antes que a pessoa comece a apresentar sintomas mais claros. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
- Por que não são apenas as pessoas de risco que precisam ficar isoladas? Porque cada um tem seu papel na transmissão. Estudos mostram que cada pessoa infectada transmite para até outras três pessoas. Ao fim de dez passos, já são mais de 10 mil pessoas infectadas.