Cidades

Especial Coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (31)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem 986 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 600 pessoas estão curadas. Até o momento, 38 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 255 casos suspeitos da doença. 1.229 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase laranja do Plano São Paulo. Nesta fase é permitido o funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.
  • O comércio em Birigui está funcionando das 10h às 14h. Os bares, restaurantes, academias e demais serviços só poderão abrir quando o município estiver na fase amarela.
  • O governador João Doria estendeu a quarentena no Estado de São Paulo até dia 10 de agosto.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e a circulação de transporte circular coletivo continua suspensa.
  • Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui. Apenas ônibus de trabalhadores estão permitidos, desde que todos estejam usando máscaras.
  • Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • O Brasil soma 2.625.612 casos confirmados de covid-19 e 91.607 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 22.997 óbitos e 542.304 casos de coronavírus.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Como se prevenir em um lugar pequeno onde moram muitas pessoas e que saem para trabalhar? Inverter as posições na cama ajuda? Se alguém apresentar algum sintoma deve se isolar. É preciso designar locais onde o sintomático fique distante das outras pessoas e também é indicado o uso de máscaras cirúrgicas, se possível, ou conforme a orientação do Ministério da Saúde para máscaras compradas ou caseiras. Inverter a posição na cama não resolve o problema, pois o vírus está presente no ambiente como um todo.
  • Qual é a recomendação para quem suspeite que pode estar com o coronavírus? Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, o essencial, segundo a Organização Mundial da Saúde, é evitar sair de casa. O Ministério da Saúde recomenda ficar em repouso e tomar bastante água. Se precisar sair, deve-se usar máscaras cirúrgicas (se possível) ou caseiras, conforme a orientação do MS. Evitar circular em lugares fechados, com muitas pessoas e com pouca ventilação. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho ou à escola com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença. Além disso, ao espirrar, deve-se colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca; utilize lenço descartável para higiene nasal; não compartilhe talheres, copos, toalhas e demais objetos pessoais; e mantenha uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa, sendo ideal dois metros.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago