Cidades

Estiagem e calor fazem cidades de SP adotarem racionamento de água

A estiagem e o calor já causam falta de água em cidades do interior de São Paulo. Ao menos quatro prefeituras adotaram medidas para restringir o consumo, que está mais elevado que o esperado devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar. De acordo com as prefeituras, sem chuvas mais intensas há dois meses, em média, e com o consumo maior, houve queda no nível dos mananciais de abastecimento.

Américo Brasiliense

Em Américo Brasiliense, o abastecimento é interrompido em dois períodos diários, das 14h às 17h e das 23h às 4h. O racionamento atinge o centro e quinze bairros adjacentes. A cidade, de 42 mil habitantes, é abastecida por poços profundos.

Segundo o titular do Daema (Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Luis Henrique Estevam, a medida foi necessária porque o consumo aumentou de 25% a 30% nas últimas semanas. “Tivemos um período de calor inesperado nesta época e não estamos conseguindo manter a reserva de água para manter a cidade abastecida o tempo todo”, disse.

O município está fazendo apelos para o uso racional da água pela população, que deve evitar a lavagem de carros, calçadas e quintais, e a troca da água das piscinas. “Nossas bombas são controladas eletronicamente e verificamos que elas não estão parando durante a madrugada, como deveria acontecer. Achamos que por medo de faltar água, as pessoas estão fazendo estoques ou abastecendo as piscinas”, disse Estevam. O racionamento vai vigorar até que o consumo se normalize.

Tambaú

Em Tambaú, cidade de 23 mil habitantes, a prefeitura restringiu por decreto a lavagem de carros, calçadas e quintais para evitar o racionamento de água. Essas atividades só podem ser feitas às terças, quintas-feiras e sábados, sendo proibida nos demais dias da semana, inclusive aos domingos.

O munícipe que descumprir o decreto pode ser multado em R$ 750. A medida visa a evitar o racionamento, que chegou a ser adotado em anos anteriores. O decreto entrou em vigor no início de agosto e ainda não houve autuações.

Bauru

Em Bauru, o Departamento de Água e Esgoto foi obrigado a reduzir em 30% a captação do Rio Batalha devido ao baixo nível do manancial. A medida faz parte de um plano de contingência de estiagem “para evitar o racionamento nos bairros que dependem do manancial”, segundo a prefeitura. O departamento fez um apelo à população para o consumo racional.

“Os consumidores devem adotar medidas para evitar o desperdício, como, por exemplo, não lavar calçadas e carros, tomar banhos mais curtos e deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba”, divulgou. Caminhões-pipas estão sendo usados para abastecer casas que não possuem caixas d’água.

Sorocaba

Em Sorocaba, a represa do Ribeirão do Ferraz que abastece o distrito industrial e parte da zona norte da cidade, estava com 51% da capacidade nesta quinta-feira (19), enquanto a do Rio Ipaneminha estava com 45% — volumes baixos para a época.

Conforme o diretor Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Marcelo Moretto, houve aumento de até 18% no consumo este mês devido ao calor, mas não há risco de racionamento.

Santa Cruz das Palmeiras

A população de Santa Cruz das Palmeiras, que já enfrentou desabastecimento nos últimos dias, vai ficar sem água nesta sexta-feira (20). Conforme a prefeitura, há um vazamento na principal adutora do sistema e a rede precisa ser desligada para a localização do dano e o reparo. A expectativa, segundo o município, é de que o dano possa ser recuperado e o abastecimento volte ao normal.

Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira, que abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia na Região Metropolitana de São Paulo, operava com 48,6% de sua capacidade nesta quinta-feira, segundo a Companhia de Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Apesar do volume de água ter decrescido nos últimos dias devido ao calor e à estiagem, o manancial ainda está acima do nível de alerta, que acontece quando baixa a menos de 40%. As outras represas que abastecem a região metropolitana estão com nível mais alto, o que eleva o volume total disponível para 67,4%.

O Cantareira complementa a vazão dos rios das Bacias do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que abastecem municípios das regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba, no interior, bastante atingidos pela estiagem.

O Rio Piracicaba, o principal dessa região, tinha vazão de 20,11 metros cúbicos por segundo nesta quinta, quase um terço da média histórica do mês, de 59,63 m3/s. O Rio Jaguari entrou em alerta, com vazão de 3,37 m3/s próximo de sua foz.

Com informações do R7 (https://noticias.r7.com/)

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago