Cidades

Governo de São Paulo lança plataforma de laboratórios para diagnóstico de Covid-19

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (2) uma plataforma de laboratórios para acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (causador da doença COVID-19) no Estado. Ela será coordenada pelo Diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

Com a nova rede, haverá prioridade para os resultados de testes relativos a mortes pela COVID-19 e aos pacientes graves internados. Os exames relativos aos 201 óbitos represados no Instituto Adolfo Lutz ficarão prontos na tarde desta quinta-feira (2). ​A ideia da Plataforma de Laboratórios é fazer um mutirão para zerar a fila de realização dos exames.

“Estamos definindo alguns eixos de ação. O primeiro é diagnosticar as amostras que estão aguardando, fazer um mutirão para que elas sejam rapidamente analisadas e os casos lançados no sistema. Isso tudo dentro de um fluxo que inclua a participação dos municípios. Esperamos zerar essa fila de testes o mais rapidamente possível através desse mutirão”, afirmou o Diretor do Instituto Butantan.

Exames

​Integram a plataforma o Instituto Adolfo Lutz (central e regionais), Instituto Butantan, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hemocentro de Ribeirão Preto, Laboratório de Análises Clínicas e Patologia do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hemocentro de Botucatu. Com isso, a capacidade de realização de exames será de até 10 mil por dia.

​Se houver necessidade, o turno do Instituto Adolfo Lutz poderá ser dobrado para a realização dos testes. Os laboratórios da rede privada poderão ser integrados à plataforma de laboratórios do Governo de São Paulo mediante credenciamento da Secretaria de Estado da Saúde.

A plataforma terá, entre suas responsabilidades, realizar o diagnóstico do novo coronavírus, proceder avaliações técnicas para aquisição de insumos, avaliar a relação entre custo e efetividade dos insumos e testes disponíveis no mercado, providenciar a distribuição de insumos e testes, de acordo com a situação epidemiológica, e definir protocolos de trabalho para o sequenciamento genético e investigação do perfil do vírus no território nacional.

Com informações do governo do Estado de São Paulo

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação
Tags: covid-19

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago