Agricultores familiares de Araçatuba, dos assentamentos rurais Araçá e Chico Mendes, representaram a cidade na entrega de Títulos de Domínio concedidos pela INCRA –Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em evento realizado na cidade de Miracatu-SP, na quarta-feira (13).
Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho descreve o ato como importante acontecimento que visa fomentar o desenvolvimento produtivo das famílias assentadas e a dinamização econômica e social de toda região, especialmente na área rural. Dentre as autoridades presentes para o evento em Miracatu, destacou-se a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, e o secretário especial de Assuntos Fundiários. Luiz Antônio Nabhan Garcia.
Os documentos titulatórios conferem aos outorgados o direito de domínio a área de 12 hectares (5 alqueires), ao qual não se aplica a qualidade de título a fundo perdido, mas sim custará ao beneficiado o valor venal da terra, com possibilidade de quitação imediata ou de parcelamento em até 17 anos. Quitado o valor e registrada a escritura, o beneficiário já tem direito a deixar o imóvel para herdeiros. O título também confere, imediatamente, garantias e facilidades ao outorgado.
“Vamos deixar terra para nossos filhos, nossa história não vai acabar. Com o título, temos maior poder aquisitivo, podemos entrar no banco, pegar financiamento, participar de projeto particular com mais autonomia. Pertencemos ao Incra, mas conseguiremos progredir mais sem depender completamente do instituto. Passamos a ser donos”, celebrou Elisete Alves Montoro, presidente da associação Entre Amigos, do assentamento rural Chico Mendes.
Ela conta que a entrega aos três representantes foi simbólica, de uma programação que concretizará, em Araçatuba, 180 títulos ao assentamento Chico Mendes e 63 ao assentamento Araçá. Ela relata que o superintendente regional do Incra em São Paulo, Edson Alves Fernandes, responsabilizou-se pelo agendamento da nova data, a acontecer em dezembro deste ano. São, ao todo, 70 assentamentos rurais no estado de São Paulo.
Eliana da Silva de Oliveira, do assentamento Araçá, produtora da agricultura familiar, é representante da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Azul. “O significado disso é que, há treze anos na terra, sempre ouvindo que pegaríamos o título, mas graças a deus e ao Edson, que prometeu e fez, tivemos a realização de um sonho. A minha filha, que também ama trabalhar a terra, pode ser a herdeira disso agora. Minha intenção é continuar progredindo e prosperando na terra, porque é o que eu gosto de fazer”.
Também participaram da entrega para Araçatuba Ariene Sampaio Geralde e Jesuel Rufino, presidente da associação Beira Rio, também do assentamento Chico Mendes, com sua esposa Cilene Ribeiro Rufino.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…