Cidades

Obrigatórias no Estado de São Paulo, máscaras ganham versões criativas

Trabalhando como voluntários há um mês, estudantes do curso superior tecnológico de Têxtil e Moda da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana fizeram mais de 4 mil máscaras de proteção facial em casa para doar à população e instituições da cidade. Além dos modelos básicos, os alunos estão se aventurando e criando modelagens divertidas e engajadas.

A coordenadora do curso, Maria Alice Ximenes, afirma que a turma está muito mobilizada nas ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19 e começou a experimentar modelos que, além da proteção, trazem também um propósito de comunicação. “A pandemia mexeu com todo mundo e eles estão comprometidos com essa causa. Algumas peças, por exemplo, trazem mensagens sociais, incentivando a adoção da máscara e de outras medidas de prevenção”, afirma a professora.

Para a educadora, o período de pós-pandemia no Brasil pode estabelecer padrões de comportamento semelhantes aos que já existem em países asiáticos onde a máscara é um item de uso frequente durante todo o ano.

“À medida que isso acontecer aqui, a população deve ficar mais exigente em relação ao conforto e ao visual da peça. A tendência é surgirem modelos ou estampas criativas para atender aos consumidores que gostem de ousar nas combinações. Essa pode ser uma maneira de diferenciar o look e conquistar os mais refratários”, analisa.

O uso de máscaras no Ocidente não é inédito, conta Maria Alice. Há cerca de um século, quando a gripe espanhola se espalhou pelo mundo, o acessório se tornou comum. Até gatos e cães usavam a peça, segundo relatos da época.

Reciclagem

A Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos planeja algumas atividades para estimular a criatividade e praticidade na confecção de máscaras. Alunos do curso técnico de Modelagem do Vestuário vão aprender, por exemplo, a fazer os acessórios de proteção que não demandam nem a costura do tecido.

A coordenadora do curso, Paula Castro, afirma que é possível fazer modelos a partir de uma meia nova ou de peças usadas, como camisetas, lençóis e fronhas de algodão que podem ser reciclados. A opção de aproveitar tecidos usados é adequada também para esse momento de confinamento, quando não é possível sair para comprar materiais novos.

A educadora também acredita na tendência de customização e valorização das peças que podem variar conforme a estação, o bolso e o gosto pessoal. “Com a chegada do inverno, o acessório pode ter uma adesão ainda maior das pessoas. Até o momento, o clima está muito seco e quente, características que são obstáculos para quem ainda não se convenceu da urgência do uso do acessório como barreira de proteção”, ressalta.

Dois públicos mais exigentes estão acelerando a mudança das máscaras: o infantil e o masculino. As crianças demandam peças menores, anatômicas e com estampas de personagens ou bichinhos. E os consumidores masculinos reclamaram muito das medidas, o que fez o tamanho único evoluir para as opções P, M, G e GG.

Para os especialistas, os modelos de máscaras mais criativos não têm nenhuma contraindicação. O importante é usá-la de forma correta. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, alguns cuidados são indispensáveis:

– Tecido da máscara deve ser 100% algodão, tricoline ou TNT e com no mínimo duas camadas;

– Coloque e retire a máscara pelas alças, sem tocar na parte da frente do acessório;

– Nunca compartilhe, o uso da máscara deve ser individual;

– As medidas devem cobrir do nariz até o queixo;

– A peça deve ser bem ajustada com vedação lateral;

– Higienização deve ser feita com água sanitária, água e sabão;

– A máscara deve ser passada a ferro e guardada de preferência sem um saquinho plástico.

Com informações do governo do Estado de São Paulo

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação
Tags: covid-19

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago