A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 757 testes para HIV e para sífilis na Campanha Fique Sabendo 2020.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva, os exames foram feitos em quem nunca fez o teste e possui vida sexualmente ativa, fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu, se tem ou teve tuberculose e hepatites, se tem ou teve alguma IST, se compartilhou seringas e agulhas e se está grávida ou pretende engravidar.
“O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível, trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas”, disse Caio.
O tratamento para essas infecções sexualmente transmissíveis são garantidos pela rede de saúde municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).
O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais resaltou que os testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 15 à 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.
As ações do Fique Sabendo começaram dia 30 de novembro e terminaram dia 4 de dezembro. Elas foram feitas em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades (Praça Gumercindo Paiva Castro, Centro, antigo pronto-socorro).
De acordo com coordenador Caio, foram 380 testes para HIV (com 1 caso positivo) e 377 para Sífilis (com 15 casos positivos).
Para obter mais informações sobre a campanha basta ligar para telefone (18) 3643-6262 ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…