A otimização das cidades já é um caminho certo, com produtos e sistemas que não vemos de forma tão explícita no dia a dia.
Quando falamos de cidades inteligentes, muitos imaginam prédios cheios de recursos tecnológicos e pessoas mergulhadas nos aplicativos do mundo digital. É verdade que há muita tecnologia e redes de comunicação e informação envolvidas.
Diversas soluções são desenvolvidas para atender aos desafios sociais, climáticos e logísticos das cidades. Nesta gama de produtos, são desenvolvidos, sob o olhar da indústria 4.0, sensores capazes de captar dados e enviá-los a ambientes seguros, como a nuvem, onde ficam acessíveis para análise e acompanhamento.
Equipamentos como estes tornaram-se essenciais para o monitoramento de performance de diversas estruturas mecânicas e tecnológicas das smart cities.
“Esse conceito de cidade inteligente abrange cidades que otimizam a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos, isso vale para a mobilidade, energia, meio ambiente ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas”, disse o secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão.
Na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, o diretor empresa Sonni Tech, João Eduardo Carnielo Pereira (vencedora da licitação da implantação de softwares modulares para a gestão pública) esteve em reunião com o secretário Juliano Salomão e com o secretário de Serviços Públicos de Birigui, Rafael Polizel.
No encontro, alinharam sobre o processo de implantação de software, que irá facilitar a vida dos moradores.
“O próximo passo será a integração com a diretoria de inovação tecnológica e comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal”, explicou o secretário Rafael Polizel.
A implantação do sofware para ‘transformar’ Birigui em uma cidade inteligente está sendo trabalhada desde o primeiro semestre de 2017.
Segundo os participantes da reunião, o software que será implantado contempla vários módulos de gestão, sendo:
• Módulo Gestão de Postura
As equipes de fiscalização de Postura deverão utilizar este módulo para registro de todas as leis de postura, produzindo relatórios, automatizando informações, garantindo economia de tempo e recursos.
• Módulo Gestão de Epidemiologia
As equipes de controle de vetores deverão utilizar este módulo para registro de toda a atuação do Setor de Saúde no que diz respeito as ações de combate ao mosquito e outros vetores, interligando Unidades Básicas de Saúde, Laboratórios, Vigilância, Sisa web do Governo do Estado de São Paulo e população.
• Módulo Gestão de Resíduos Sólidos
Este módulo deverá fazer a Gestão Completa do Resíduo da Construção Civil, garantindo que o Agente Gerador dará de fato o destino correto ao resíduo por ele gerado.
• Módulo Gestão de Arborização
Neste módulo os Gestores de Meio Ambiente poderão acompanhar, autorizar as Solicitações feitas pela população no tocante a Poda ou Remoção de Árvores, assim como, toda a Gestão Eletrônica do Inventário Arbóreo, dessa forma os munícipes não precisarão mais ir até a Secretaria para retirar as licenças, poderá ser feito pelo celular, tablets ou pelo computador.
• Módulo Gestão de Veículos
Neste módulo os Gestores dos Veículos poderão acompanhar em tempo real o status completo de cada veículo da Frota e controlar o gerenciamento de abastecimento e manutenção preventiva e corretiva da frota municipal.
A partir da implantação individual de cada módulo, tanto a gestão pública quanto os munícipes ganharão em agilidade e economia de recursos.
“A ideia é facilitar o fluxo de informação introduzindo celulares, tablets e computadores na facilitação de atividades do dia a dia”, completou o secretário Rafael Polizel.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…