Tudo sobre o agro

A Segurança Alimentar e Nutricional e a Agricultura Familiar – Por Vivian Martins Vian

Após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de se produzir alimentos suficientes para garantir a vida e o desenvolvimento das pessoas, surgiu na Europa, a expressão “segurança alimentar”, visando a implementação de ações necessárias para combater a fome. Nesse mesmo cenário se tem a criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Porém, apenas na década de 70 que o termo passou a ser mais conhecido e, desde então, sua definição vem evoluindo, abrangendo diferentes variáveis econômicas e socioculturais.

O Brasil, comprometido em proteger seus cidadãos e garantir-lhes o direito à alimentação, promulgou a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e deu outras providências.

Dessa lei, extraímos do art. 3º, o conceito de que “segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”. Portanto, não há como se falar da produção de alimentos de maneira separada da segurança alimentar e nutricional, não basta produzir em grande quantidade, é preciso também qualidade e sustentabilidade.

Diante dos argumentos até aqui expostos, a importância da agricultura familiar se torna de fundamental relevância para a segurança alimentar e nutricional. A agricultura familiar foi institucionalizada no Brasil, pela Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006 (estabeleceu as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais), e regulamentada pelo Decreto nº 9.064, de 31 de maio de 2017, oferece alimentos seguros para os consumidores.

Segundo o Governo Federal a agricultura familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que chegam na mesa dos brasileiros, tanto orgânicos ou convencionais, como é o caso do morango com participação na produção total do país de 81,2%, uva para vinho e suco (79,3%), mandioca (69,9%), alface (64,4%) e o leite de vaca (64,2%). Também se destaca na produção de milho, gado de corte, ovinos, caprinos, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, fruticulturas e hortaliças (Censo Agropecuário 2017). Vale dizer que o Nordeste, o Sul e o Sudeste são as regiões onde o plantio de orgânicos segue em expansão.

Nela a gestão da propriedade é feita majoritariamente pela própria família, sendo a terra sua principal fonte de renda e local de moradia. Muitas vezes aliando subsistência a uma produção destinada ao mercado, prioriza os trabalhadores ao invés de maquinários, gerando mais de 10 milhões de empregos no setor. Vale ressaltar também que a agricultura familiar brasileira é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo (Censo Agropecuário 2017), o que não significa, que o uso de tecnologia não exista nesse modelo.

O pequeno produtor, também é um empreendedor, portando busca por maneiras sustentáveis e economicamente viáveis de oferecer seus produtos, como por exemplo, evitando o desperdício. Pela própria necessidade de venda o cultivo é praticado em policultura e em geral produzidos sem o uso de defensivos agrícolas ou produtos químicos. Como consequência dessa diversidade ocorre um melhor uso do solo, mais qualidade de vida para os trabalhadores, que evitam o uso de inúmeros produtos nocivos e gera um grande impacto na saúde do país, por oferecer alimentos mais saudáveis.

Por valorizar a mão de obra do trabalhador, tem grande papel na diminuição do êxodo rural e no aquecimento do comércio local, sendo a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes (Censo Agropecuário 2017). A renda gerada ao trabalhador aquece o mercado local de alimentos e fornece demandas, resultando em um círculo econômico virtuoso a nível local.

Vale destacar que a agricultura familiar também ajuda na preservação de hábitos alimentares e culturais, evitando a padronização gastronômica, pois os produtores costumam optar por produtos característicos de cada região.

Toda essa preocupação gera produtos de maior qualidade e segurança alimentar e nutricional, que em sua maioria, não se designam a serem processados ou transformados, mas sim do campo a mesa, para serem consumidos tal como foram produzidos. A agricultura familiar é de extrema importância, contribui com a soberania, a segurança alimentar, as práticas produtivas mais sustentáveis, preserva a sociobiodiversidade e a cultura rural, merecendo atenção e investimentos.

https://www.facebook.com/vivianmvian.adv

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago