Geograficamente o Brasil se encontra privilegiado no confronto entre Rússia e Ucrânia, mas isso não impede que soframos com os desdobramentos econômicos dessa situação.
A Rússia e a Ucrânia correspondem a 20% (vinte por cento) da exportação mundial de milho; e com a guerra, a oferta tende a ficar restrita, fazendo com que o milho brasileiro fique na mira do mercado internacional, portando a escassez do produto, levará a preços mais altos.
Esse interesse pelo milho brasileiro irá causar um grande impacto financeiro direto no mercado de proteína animal; afinal, galinhas, porcos, gado de leite e de corte, consomem o grão em sua alimentação, gerando preços mais altos de produção e, consequentemente, para o consumidor final.
E falando em custos de produção, não podemos esquecer que o Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes que consome, principalmente os derivados do potássio e nitrogênio, o que vai impactar diretamente nos valores do cultivo de açúcares e amido, como cana de açúcar, milho, café e cítricos; afinal a Rússia é a nossa maior fornecedora, só em 2021, foram importados US$ 5,6 bilhões em produtos e matéria prima dos russos, sendo que cerca de 62% desses itens eram adubos e fertilizantes (Fonte: Secex).
Portanto, sofremos um risco de desabastecimentos nas principais matérias primas do agronegócio, podendo desencadear uma alta inflacionária e aumento no preço dos alimentos. Seja do ponto de vista humanitário ou econômico, essa guerra nos deixa vulneráveis, e precisamos que ela acabe o mais rápido possível.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…