Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 60 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 47 pessoas estão curadas. O município teve até o momento uma morte por covid-19. Um óbito está sob investigação. Aguardam resultados de exames seis casos suspeitos da doença. Noventa e quatro casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- Foi publicado nesta segunda-feira (1º) o decreto que permite a retomada econômica do município de Birigui. Dessa forma, o comércio retornou às suas atividades, com algumas restrições. A região administrativa de Araçatuba, onde Birigui se encontra, está na fase laranja (fase 2) do Plano São Paulo. Voltaram a funcionar por meio dessa etapa: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping centers.
- Com a volta do comércio, nesta segunda, começou a ser implantado o Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (Praebi), elaborado em parceria entre o governo municipal, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sincomércio e Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui).
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- As aulas nas escolas estão suspensas por tempo indeterminado.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 515.865 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 29.416 mortes. O Estado de São Paulo tem 109.698 casos confirmados de covid-19 e 7.615 mortes.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Que medidas devem ser seguidas por passageiros e motoristas e transporte coletivo, como ônibus, mototáxis e vans? Evitar lotação é mais seguro para todos os envolvidos. Caso não seja possível, deve-se evitar horários de pico, quando esses transportes estão mais cheios. É preciso usar máscara, evitar tocar boca e nariz, além de fazer a higienização das mãos assim que descer do veículo. No caso específico de mototáxi, não pode compartilhar capacete, já que isso aumenta o risco de infecção.
- Tomar vitamina C e propólis ajuda a prevenir contra o vírus? Não há nenhuma evidência de que a utilização de vitamina C, própolis ou outra substância protejam contra o novo coronavírus. Portanto uma alimentação saudável é muito mais recomendável.