Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Vinte e nove casos suspeitos de coronavírus em Birigui aguardam resultado de exames. A cidade tem dois casos positivos. Trata-se de um homem de 47 anos e de uma mulher de 41. Ambos são profissionais da saúde. Um novo óbito – de um homem de 75 anos – está sob suspeita de covid-19. Quatro casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- Novo decreto do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), estabeleceu que continuam suspensos até o dia 13 de abril os serviços do Terminal Rodoviário, o transporte coletivo urbano e a entrada de ônibus, vans e similares na cidade.
- As aulas nas creches e escolas municipais de Birigui permanecem suspensas por tempo indeterminado.
- O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou por mais 15 dias, até o dia 22 de abril, a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar, como ocorreu nos 15 primeiros dias da quarentena.
- Governo começa a pagar auxílio emergencial de R$ 600 na quinta-feira (9).
- Secretarias estaduais de saúde contabilizam 13.831 infectados em todos os estados e 681 mortos. O Estado de São Paulo tem 5.682 casos positivos da doença e 371 óbitos.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Diante da falta de álcool gel podemos colocar gel de cabelo no álcool 70 líquido como alternativa? Preparações caseiras não possuem a certificação do InMetro, que garante a concentração correta do álcool no produto e a eficácia do mesmo. Adicionalmente, a manipulação de produtos inflamáveis em ambientes não seguros pode resultar em acidentes.
- O coronavírus foi criado em laboratório e é semelhante ao vírus HIV? Essa informação é falsa. Não há nenhum registro científico indique essa semelhança e muito menos que o vírus foi criado em laboratório. Um estudo publicado na renomada revista Lancet fez uma descrição de 10 sequências genéticas do novo coronavírus que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan.