Destaques

‘Onde mora a violência?’: Sesc São Paulo promove campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, a violência contra o idoso é definida como “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento no qual exista uma expectativa de confiança, que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. O último levantamento feito pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), realizado em 2018, mostrou um crescimento de 13% na violência contra a pessoa idosa em relação ao ano anterior. O levantamento traz também os seguintes dados: 78% das denúncias de violência contra a pessoa idosa apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima, e que 60% dos suspeitos de cometer a violência são filhos (a) ou netos (a).

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006. O Sesc São Paulo, já desde 2015 se engaja anualmente nessa campanha de conscientização, dedicando uma semana inteira à discussão do tema a partir de abordagens multidisciplinares.

Em 2020, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, em que o idoso foi incluído no chamado grupo de risco, a campanha do Sesc acontece em âmbito nacional, e o Sesc São Paulo propõe o tema “Onde mora a violência?”, uma reflexão sobre a segurança doméstica e o papel da sociedade na construção de uma convivência harmoniosa entre famílias e gerações. A campanha é realizada nas plataformas digitais e redes sociais da instituição, com a circulação de conteúdos informativos e a transmissão ao vivo de encontros e bate-papos com artistas e especialistas – entre eles Claudete Soares e Conceição Evaristo – sobre as diversas formas de violência presentes na cultura e no cotidiano.

“O programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo é pioneiro na promoção de ações endereçadas a esse público, discutindo temas da contemporaneidade por meio de seminários, mostras de filmes, bate-papos, rodas de conversas, palestras e ciclos de debate, com acolhimento e cuidado”, destaca Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “Em sua trajetória de quase 60 anos, o programa acompanha as mudanças e demandas dessa população, e repensa e atualiza as diretrizes que norteiam sua ação. Na prática, identifica e valoriza aquilo que pode ser específico ao grupo etário, além de incentivar e promover as relações intergeracionais”.

Durante a pandemia, acentua-se o olhar discriminatório para o idoso, que passa a ser visto com desconfiança e, muitas vezes, como alguém de pouca relevância social. Nesse aspecto, a valorização do processo de envelhecimento e fortalecimento das redes de apoio são pontos essenciais para fomentar o exercício coletivo do cuidado e da segurança das pessoas idosas em suas relações cotidianas. O tema da campanha reforça a importância do olhar voltado ao ambiente doméstico, sobretudo no contexto de pandemia, para evidenciar todos os tipos de violência sofridos por homens e mulheres acima dos 60 anos.

Abertura
A abertura da campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será no dia 15 de junho, às 16h, no canal do Sesc São Paulo no YouTube, com um debate que será transmitido ao vivo, sob o tema “Violência contra o Idoso durante a Pandemia”, com a participação de Alexandre Silva, doutor em Saúde Pública pela USP; da escritora Conceição Evaristo; e de Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade. A abertura será de Vania Herédia, socióloga e presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A mediação fica a cargo de Gabriel Alarcon, Assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

Destaques
Além da campanha e da transmissão ao vivo do evento de abertura, outros conteúdos circularão nas plataformas digitais do Sesc São Paulo e redes sociais da instituição, apontando reflexões sobre o envelhecimento e a cultura da longevidade. Confira os destaques:

BATE-PAPO MUSICAL
Onde Mora a Violência?
O vídeo, que estará disponível no Youtube do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP a partir de 17 de junho às 15h, apresenta Marília Berzins, especialista em Gerontologia e doutora em Saúde Pública pela USP, e a cantora Claudette Soares em uma reflexão sobre os lugares da violência contra o idoso no cotidiano. A música, fio condutor do roteiro, aponta para aspectos da violência presente em canções e também na vida cotidiana.

SÉRIE
Envelhecer
Nessa série de 13 episódios, dirigida por Claudia Erthal e Paulo Markun, o espectador acompanha depoimentos que refletem sobre o envelhecer no século 21. Quais as incertezas, tensões, exclusões, violências, mas também conquistas, alegrias e realizações dessa população. Disponível na Plataforma de streaming do SescTV.

CURSO
Como estamos envelhecendo?
Com base nas diretrizes do programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo e pesquisas sobre o tema, o curso apresentado pela atriz Zezé Motta aproxima e sensibiliza um público interessado na temática do envelhecimento. São seis aulas, acompanhadas por textos de apoio, indicação de filmes, músicas e artigos. O curso é gratuito e está disponível na Plataforma Sesc Digital.

ARTIGOS
Revista Mais 60 – Estudos sobre envelhecimento
Publicação quadrimestral de artigos e matérias que abordam assuntos relacionados ao envelhecimento, como violência, sexualidade, trabalho e direitos, estimulando reflexões entre estudantes, profissionais e interessados na cultura da longevidade. Confira a edição atual e as anteriores no Portal do Sesc São Paulo.

•••

Você Sabia?

• Quais os tipos de violência contra os idosos?
Física: face mais visível da violência, como agressões, beliscões, empurrões e tapas, que podem levar a lesões e até mesmo ao óbito.
Psicológica: formas variadas de menosprezo, discriminação, preconceito e humilhação, levando a pessoa à tristeza, ao sofrimento e, consequentemente, à depressão.
Abandono: privação do convívio com a família através do isolamento e da ida forçada a uma Instituição de Longa Permanência; atos de descaso com as necessidades básicas.
Abuso financeiro: expropriação dos recursos e bens por meio de intimidação, como a utilização forçada do benefício da aposentadoria sem consentimento.
Negligência: descaso proposital da família, dos órgãos públicos ou até mesmo de instituições privadas, caracterizado pela omissão diante de situações de violência, maus-tratos ou abandono.
Violência sexual: práticas eróticas impostas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças, como por exemplo, beijos forçados e atos sexuais não consentidos.

• Discriminação por idade tem nome
O ageísmo e a idade são parte do sistema de preconceito e discriminação no Brasil. Embora o ageísmo e a discriminação por idade sejam termos frequentemente usados como sinônimos, o ageismo refere-se essencialmente às atitudes que os indivíduos e a sociedade têm com os demais em função da idade, enquanto a discriminação por idade descreve a situação em que a idade é o fator decisivo. Um exemplo de discriminação por idade é o empregador que decide contratar, promover, retreinar ou aposentar/dispensar um funcionário com base somente na idade. O ageísmo e a prática de discriminação por idade no Brasil devem ser vistos como parte das múltiplas formas de discriminação.

• Defender as pessoas idosas é uma atribuição de todos e todas
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) aponta claramente que “é dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.”
Saiba mais no Estatuto Nacional do Idoso

• Formas de denunciar a violência contra a pessoa idosa
Disque Direitos Humanos – Disque 100 – 24 horas;
Aplicativo Proteja Brasil (disponível para celular);
Delegacia Online da Polícia Civil do seu estado;
Emergência Policial – DISQUE 190 – Polícia Militar

SOBRE O TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SESC SÃO PAULO
Ao longo de mais de meio século de presença no cenário sociocultural, primeiro em São Paulo e em seguida nacionalmente, as ações voltadas aos idosos oferecem espaços de convívio, experimentação de linguagens artísticas, trabalho corporal e ações em diferentes campos da cultura, tendo na educação o dispositivo de transformação social.

Para dar visibilidade a esse grupo etário, dar conta da realidade presente e antecipar realidades futuras, é fundamental desenvolver estudos e sistematizar reflexões e práticas que possibilitem às propostas um diálogo contínuo com seu público prioritário – os velhos – mas, também, com pessoas de outras faixas etárias. Esta interlocução objetiva ampliar o foco de atuação e discussão sobre a velhice para o processo de envelhecimento.

SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 73 anos de atuação no estado e 40 unidades operacionais, o Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio) desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

Com informações da assessoria de imprensa do Sesc-SP

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

9 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago