Cultura

Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli é reconhecida como patrimônio imaterial de Birigui

O prefeito Leandro Maffeis sancionou a lei municipal 7.086/2022 que reconhece a Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Birigui. A lei foi publicada na segunda-feira (14/02) no Diário Oficial do município.

Os autores da iniciativa foram os vereadores Marcos Antonio Santos, o Marcos da Ripada, e o presidente do Legislativo, Cesar Pantarotto Junior. O projeto de lei que instituiu o título foi aprovado no dia 1º de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária do ano da Câmara Municipal.

De acordo com o texto da lei, o objetivo desta declaração é expressar o reconhecimento da comunidade; oportunizar o potencial musical de crianças, jovens e adultos; difundir a arte musical; e preservar a tradição das retretas domingueiras na praça Dr. Gama.

Maffeis falou sobre a importância da corporação para a história de Birigui e registrou sua admiração pela banda. “A Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli é a mais antiga e autêntica tradição musical de nossa cidade, que precisa ser fortalecida e preservada”, afirmou.

“Esse reconhecimento é uma homenagem merecida pelo centenário da banda. Toda vez que a corporação se apresenta aos domingos na concha acústica da praça Dr. Gama conseguimos observar a emoção que causa nas pessoas. Parabéns aos músicos dessa maravilhosa banda”, completou o prefeito.

O regente da corporação, Lino Tonsig, comemorou a sanção e afirmou que o título é a valorização do significado histórico da banda. “É o reconhecimento de sua importância social e cultural para Birigui, fortalecendo a continuidade de suas atividades diante de incertezas futuras que possam ocorrer”.

A CORPORAÇÃO

A Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, como hoje é conhecida, foi criada em 1921, dez anos após a fundação de Birigui. A primeira apresentação ocorreu no dia 26 de outubro durante a recepção ao presidente do Estado Washington Luís Pereira e Souza.

A Banda Municipal completou 100 anos no dia 26 de outubro de 2021, sendo considerada o mais antigo patrimônio artístico e cultural, ainda vivo, de Birigui. Hoje a corporação conta com 31 integrantes e mantém um repertório que abrange todos os estilos e épocas, desde músicas eruditas aos populares.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago