Em “A mulher que matou os peixes”, livro infantil publicado por Clarice Lispector em 1968, a autora narra como ela, sem querer, matou os peixinhos de seus filhos ao esquecer de alimentá-los. Na obra, Clarice conta histórias divertidas sobre os bichos de estimação que já viveram em sua casa, e fala com sensibilidade sobre seu amor por bicho e por gente. Além disso, pede perdão pelo “crime” cometido.
Neste ano de 2020, quando é celebrado o centenário do nascimento da escritora (nascida em 10 de dezembro de 1920), o Sesc Birigui traz a apresentação de um espetáculo inspirado na obra citada. Sob a direção de GpeteanH, que também assina a dramaturgia, “Pescadora de ilusão”, da Cia. Los Lobos Bobos, será apresentado no Teatro da unidade neste domingo, dia 26, às 16h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Central de Atendimento a partir das 15h.
Na história, Eugênia (EU) e Turrona (TU) são amigas inseparáveis, unidas pelo amor ao teatro. Um dia, decidem sair em defesa de Clarice Lispector por conta da morte dos peixinhos. Para tentar conseguir o perdão para a escritora, as duas montam um espetáculo pedindo para que os espectadores perdoem a “Pescadora de Ilusão”. O veredito final será dado pelos espectadores. Com profundidade e muitas brincadeiras, a montagem leva ao palco temas delicados como o perdão, o respeito, o amor, a importância da amizade e a morte.
O elenco conta com Carol Badra e Jessyca Fernandes, que interpretam sete personagens, cantam, dançam e tocam alguns instrumentos. As cenas ocorrem em um clima lúdico e permeado por músicas inéditas de Pedro Paulo Bogossian, que assina a direção musical. Objetos e adereços animados são ainda “pescados” pelas atrizes durante a peça, com a função de ajudar no desenrolar da história e na percepção que as crianças precisam ter para decidirem se Clarice merece o perdão.
A montagem estreou em 2017, em homenagem aos 40 anos de morte de Clarice Lispector. Foi indicada seis vezes em cinco categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem: melhor espetáculo, melhor autor de texto adaptado, melhor figurino, melhor atriz (Mel Lisboa, que é escalada para o elenco em algumas apresentações, e Carol Badra) e melhor trilha musical original. O diretor de arte Marco Lima recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelos figurinos e direção de Arte em Pescadora de Ilusão. A companhia ainda foi contemplada com o Prêmio Zé Renato – 7ª edição, para circular com “Pescadora de Ilusão” pelos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade de São Paulo.
Serviço
Espetáculo “Pescadora de Ilusão”
Domingo, dia 26, às 16h
No Teatro do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingues Ventura, 121 – Vl. Xavier)
Grátis – Retirada de ingressos 1h antes da apresentação
Informações: www.sescsp.org.br
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…