Algumas ações e sentimentos opostos, naturais na vivência de todo ser humano, permeiam o espetáculo “Inversus”, que a Companhia Éos apresenta no Teatro do Sesc Birigui neste domingo, dia 15, às 16h. A atração, que traz duas mulheres em cena e mistura circo, dança e teatro, tem entrada gratuita (com ingressos distribuídos na Central de Atendimento 1h antes do início da sessão).
Amar e esboçar indiferença; estar cheio, estar vazio; aprender, ignorar; ceder e resistir. Essa atmosfera antagônica permeia a dramaturgia, que é levada ao palco em forma de força, por vezes de leveza, incluindo movimentos no tecido acrobático, trapézio e correntes suspensas.
“Inversus” é estrelado pelo duo acrobático Fernanda Arruda e Daiane Aguilera, pesquisadoras da força das mulheres nas artes, que, por meio de treinos e estudos diários, desenvolveram sintonia e romperam barreiras da resistência feminina. “A montagem é intimista, com uma trilha sonora delicada, e que coloca em cena um jogo em tempo real, em que o contrário é o caminho e o apagar é possibilidade única para o acender”, como definem as artistas.
O espetáculo estreou em 2017 no Galpão de Circo Artes no Ar, em Sorocaba (SP). Desde sua estreia, já passou por eventos como: Virada Cultural Paulista, 10º Festival Paulista de Circo, FIC – Festival Internacional de Circo da Cidade de São Paulo, Virada Cultural da Cidade de São Paulo, Circos – Festival Internacional Sesc de Circo (no Sesc Belenzinho em São Paulo), e mostra “Donas da Lona” (do Sesc Rio Preto), entre outros.
A direção é de Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues; e a concepção, de Fernanda Arruda. Fernanda é também a idealizadora da companhia, que nasceu em 2012. Além dela e de Daiane, uma terceira mulher compõe o grupo: Mariane Ribeiro. Referência em números aéreos, Éos também inclui a dança contemporânea, o teatro e o acrobalance em suas criações e estudos.
Oficina
No sábado, dia 14, das 15h às 18h, e no domingo, dia 15, das 10h, às 13h, as artistas conduzem a oficina “Tecido acrobático, trapézio e lira”. A atividade propõe uma vivência de aparelhos circenses aéreos, trabalhando desde noções de preparação física, resistência, força e flexibilidade, até subidas, poses e movimentos na lira, no tecido e no trapézio. A oficina é gratuita e indicada a interessados com a partir de 16 anos. Para participar, é necessário retirar senha na Central de Atendimento 30 minutos antes do início.
Serviço
Espetáculo “InversUs” – Com Cia. Éos
Dia 15, domingo, às 16h
A partir de 7 anos
Grátis – Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Limitado a um ingresso por pessoa.
Oficina “Tecido acrobático, trapézio e lira” – Com Cia. Éos
Dia 14, sábado, das 15h às 18h
Dia 15, domingo, das 10h às 13h
A partir de 16 anos
Grátis – Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.
Local: Teatro do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vila Xavier, Birigui)
Informações: www.sescsp.org.br/birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…