“Bailarina” é o primeiro espetáculo para bebês do Grupo Sobrevento e traz como tema o sentido do equilíbrio. Por meio de um presente, a personagem se lembra de antigos sonhos e questiona o equilíbrio que buscou e encontrou ao longo da vida, que a afastou do risco, do medo, das quedas e das emoções mais profundas.
A montagem será apresentada no Teatro do Sesc Birigui no próximo sábado, dia 16, às 11h. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos no local a partir das 10h. A classificação é livre e a recomendação é para crianças de 0 a 6 anos.
No enredo, a protagonista ganha um presente de sua filha: uma caixinha de música com uma pequena bailarina dentro. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados que sua filha, agora teima em despertar.
“Bailarina” é íntimo e delicado. A comunicação com o público se dá pelo uso de silêncios, ações físicas e a utilização de objetos, que na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior. O espetáculo foi criado a partir de um texto inédito escrito pelo próprio Grupo Sobrevento depois de uma investigação do tema.
Segundo os integrantes da companhia, o contato dos bebês com a arte é essencial. “Acreditamos que todo ser humano é pleno desde que nasce. A um bebê não falta nada. É capaz de se comunicar, de se relacionar, de se emocionar desde sempre. Entende tudo o que merece ser entendido. E isto é o suficiente e o importante para o Teatro, cujos elementos não são feitos de moléculas, de medidas, de quantias, mas de poesia, da poesia inata em todo ser humano”, complementam.
A peça foi apresentada em diversos lugares do Brasil: São Paulo, Juazeiro do Norte, Crato, São Bernardo do Campo. Além disso, integrou a programação do Festival de Teatro para a Primeira Infância Rompiendo el Cascarón, cumprindo temporada de duas semanas no Teatro Fernàn Gomez, em Madri, Espanha.
A direção é de Luiz André Cherubini (responsável ainda pela direção musical) e Sandra Vargas (que é atriz manipuladora e assina também a dramaturgia e os figurinos); a cenografia, os bonecos e adereços foram desenvolvidos pelo grupo.
GRUPO
O Grupo Sobrevento pesquisa o teatro para bebês há cerca de dez anos. A companhia vem realizando palestras, debates, encontros e oficinas, e promovendo apresentações de companhias estrangeiras. Além disso, realizou, entre 2010 e 2018, sete edições da Mostra Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para Bebês nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo.
Um dos expoentes brasileiros do Teatro de Animação, o grupo nascido em 1986 desenvolve um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos. Entre os prêmios conquistados pela companhia, estão: Coca-Cola de Teatro Infantil, Coca-Cola de Teatro Jovem, Associação Paulista de Críticos de Arte, Funarte, Myriam Muniz, Prêmio Mambembe, Prêmio Estímulo ao Teatro – MinC, e Maria Mazzetti – RioArte.
Serviço
Espetáculo “Bailarina”
Com Grupo Sobrevento
Sábado, dia 16, às 11h
Teatro do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier)
Grátis – Ingressos distribuídos no local a partir das 10h
Informações: www.sescsp.org.br/birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…