Cultura

Festival Literário de Birigui começa nesta quarta (17) com programação presencial e on-line

O Flibi (Festival Literário de Birigui) apresenta de 17 a 27 de novembro o Programa #ConectaFlibi, com uma programação híbrida (presencial e on-line) gratuita. Haverá mesas literárias, espetáculos, contações de histórias, clube do livro, oficinas e criação de Bibliotecas Livre (pontos de doação de livros).

Em sua 8ª edição, o Flibi mantém os mesmos objetivos que são estimular, incentivar e promover a leitura e o acesso à cultura e à informação. As atividades são direcionadas para todas as faixas etárias, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do @flbi.birigui.

E o Flibi começa nesta quarta-feira com o “Concerto Centenário”, com a Corporação Maestro Antônio Passarelli e convidados. A apresentação acontecerá a partir das 19h30 no teatro do Sesi Birigui. Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do teatro às 19h.

Abrilhantando este ícone da cultura local, a Corporação será acompanhada por artistas ilustres, como o maestro Marcos Tinareli, Juliano Marcente, Edd Ronald Cortês Ferreira, Milton Reis (Zulu), Alexandro Milani (Gais) e a Escola Léia Abreu, com a solista Ana Clara Pontes Branco.

“É com imensa satisfação que lançamos mais uma edição do Flibi, neste ano com o tema “Arte, Literatura e Conexões”. Um evento que atinge a todos os segmentos sociais, levando a cultura a toda comunidade de Birigui e região”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré.

PROGRAMAÇÃO

O Flibi 2021 é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Parceria Cultural do Sesc e Sesi. Conta com o apoio do programa Tradição SP do Governo de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bookplay e Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini. Tem apoio cultural da ITB Equipamentos Elétricos.

Os principais destaques desta edição são as mesas literárias com os autores Eliza Lucinda, Verônica Bonfim, Vinicius Calderoni, e Ana Ruth Starepravo. Já na grade de espetáculos, está a peça teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, protagonizada pelo ator Hilton Cobra.

O Festival Literário de Birigui receberá também o teatro infantil “A Lenda da Ponte”, com a Cia. Bambolina; a Leitura Dramática “Besta de Carga”, com Bárbara Teodosio e Os Hedonistas; e o Show África/Brasil, apresentado pela Banda Tropicadelia.

Outras novidades são os bate-papos on-line com os escritores locais M.P. Telles, colunista do DN1; Deidimar Alves Brissi, João Victor Brambila; e os autores do Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini, Angélica Spadari, Bruna Masson, Felipe Dias, João Feltrin e Samara Zampieri.

VOZES DA RUA

Nesta edição, o Flibi também abre espaço para conhecer e aprender com as Vozes da Rua, em um diálogo sobre os diferentes grupos que formam a beleza da diversidade cultural e intelectual da cidade, com a participação dos artistas Tass Dias e Thiago Mahin, e da professora do IFSP e presidente da Comissão Etno Birigui, Elisandra Pereira.

Inspirados no trabalho de Dulce Soares (–1982 – Barra Funda, Esquinas, Fachadas e Interiores), os pesquisadores Emerson Sabotto Baggio e Lu Mota, com o apoio de Silmara Brazil, apresentarão na Biblioteca Municipal a exposição fotográfica “Tuias: Memórias em pedaços”, com a documentação fotográfica de tradicionais bairros rurais biriguienses, e primordial atenção às antigas “tuias” tão marcantes e presentes nos sítios.

“Estamos entusiasmados por retomarmos com segurança as atividades presenciais do nosso Flibi. Será uma rica agenda, com a participação de autores e artistas de todo o Brasil. Abordaremos diálogos reflexivos sobre o mundo contemporâneo, em mesas literárias com encontros entre autores e agentes culturais”, disse o diretor do Flibi, Paulo Bernardes.

As mesas literárias serão transmitidas em formatos de lives pelo Youtube @flibi.birigui. Já o Programa #EducativoFlibi, será realizado nos Teatros do Sesc e Sesi, e demais espaços culturais da cidade, com a oferta de espetáculos presenciais, contação de histórias e oficinas, com foco na expressividade, autonomia e liberdade criativa dos sujeitos.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago