Cultura

Paço Municipal, na praça James Mellor, abrigará o patrimônio histórico e cultural de Birigui

Antiga sede da Prefeitura de Birigui, o Paço Municipal será transformado em um espaço cultural dedicado à preservação do patrimônio histórico e cultural do município e ao fomento de atividades artísticas e educativas. Localizado na praça James Mellor, o prédio passará a se chamar Paço das Artes “Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi”.

Para o prefeito Leandro Maffeis, é preciso preservar a memória do prédio, que acompanhou o desenvolvimento da cidade e tem relevância histórica, política, social e afetiva. “A proposta é tornar o Paço das Artes um equipamento que valorize a nossa história e cultura e seja referência regional, tornando-se uma alternativa turística na cidade”, afirmou.

O espaço vai abrigar o Museu de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro”, que possui um rico acervo, com fichas de imigrantes, movelaria da época, objetos, quadros e mídias. A ideia é desenvolver uma intensa programação cultural, projetos educativos e visitas mediadas, cursos na área museológica e de preservação, além de exposições permanentes e mostras temporárias.

PROJETOS

“A nossa intenção é a de criarmos atividades direcionadas aos alunos das redes pública e privada de ensino, bem como desenvolvermos atividades que atraia a população e os turistas que passarem por Birigui. Portanto, teremos eventos e exposições frequentes que trarão vida ao local”, adiantou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré.

Segundo a secretária, o uso do edifício como equipamento cultural está previsto no Plano Municipal de Cultura, instituído pela lei municipal 6.080/2015. Adequações e mudanças internas já estão sendo providenciadas para que, assim que for possível, o espaço possa ser reaberto ao público com toda a segurança, seguindo os protocolos sanitários.

“Um povo sem memória é um povo sem história. Por isso, a população terá em breve um espaço que abarque a pluralidade artística e cultural, com projetos que vão envolver as crianças desde seus anos inicias de escolarização, atividades de pesquisa com jovens e adultos e ações mediadas para o público da terceira idade”, afirmou Maria Eliza.

HISTÓRIA

Construído no final da década de 30, o Paço Municipal foi palco dos principais acontecimentos políticos e administrativos da história de Birigui. Assistiu ao desenrolar dos anos e a passagem de gerações, bem como o desenvolvimento e progresso do município. O edifício hoje ocupa uma das posições de maior destaque entre as construções da cidade.

O nome do prédio é uma homenagem a Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi, nascida em Birigui no dia 19 de maio de 1919. Foi servidora municipal de dezembro de 1938 até o término de 2003, quando veio a falecer. Iniciou como escriturária e ocupou ainda o cargo de diretora de Expediente e Comunicações. O seu lema era “com o trabalho tudo vencemos e tudo podemos”.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago