O Sesc Birigui traz para o Flibi (Festival Literário de Birigui) o espetáculo teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, com o ator e fundador da Cia dos Comuns, Hilton Cobra. A peça será encenada nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 19h30, no teatro do Sesc.
A montagem discute o racismo e ainda celebra os 140 anos de nascimento e lembra o centenário da morte do escrito Lima Barreto. A entrada nas duas apresentações é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo site www.sescsp.org.br. É recomendável para maiores de 14 anos.
Livremente inspirada na obra de Lima Barreto (1881-1922) – especialmente nos títulos “Diário Íntimo” e “Cemitério dos vivos” – “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, reúne trechos de memórias impressas nas obras do escritor, que são entrecruzados com livre imaginação.
FACETAS DE LIMA BARRETO
O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação de seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer: “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”.
A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.
Escrito para comemorar os 40 anos de carreira de Hilton Cobra, o monólogo conta com trechos dos filmes “Homo sapiens 1900” e “Arquitetura da destruição”, ambos cedidos pelo cineasta sueco Peter Cohen – que mostram fortes imagens da eugenia racial e da arte censurada pelo regime hitlerista.
Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade emprestam a voz para a leitura em off de textos de apoio à cena. A dramaturgia de “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” é de Luiz Marfuz e direção de Onisajé (Fernanda Júlia).
SOBRE O ATOR
Criada em 2001, no Rio de Janeiro, pelo ator, diretor, produtor e gestor cultural Hilton Cobra, a Cia dos Comuns é um grupo de teatro formado por atrizes e atores negros com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa teatral negra que possibilite um maior conhecimento da nossa cultura, além de estimular o apuro técnico e a ampliação do espaço de atuação profissional de artistas e técnicos negros no mundo das artes cênicas.
Na companhia, Hilton Cobra produziu os espetáculos “A roda do mundo”, “Candaces – a reconstrução do fogo” e “Bakulo – os bem lembrados”, além de produzir e dirigir “Silêncio”. Idealizou e realizou a mostra “Olonadé – a cena negra brasileira” e o Fórum Nacional de Performance Negra.
O Flibi é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Parceria Cultural do Sesc e Sesi. Conta com o apoio do programa Tradição SP do Governo de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bookplay e Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini. A ITB Equipamentos Elétricos é a patrocinadora oficial do evento.
PROGRAMAÇÃO FLIBI – SEXTA-FEIRA (26/11)
Sarau Literário
10h – Etec Dr. Renato Cordeiro
Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”
Com ator Hilton Cobra
Apresentações: Sexta-feira e sábado, a partir das 19h30, no Teatro do Sesc
Ingresso: https://www.sescsp.org.br/programacao/225859_TRAGAME+A+CABECA+DE+LIMA+BARRETO#
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…