Economia

Microempresas representam 98,4% das 244 empresas abertas no mês de fevereiro em Birigui

As microempresas representaram 98,4% do total de empresas abertas em Birigui no mês de fevereiro. Durante o segundo mês deste ano, foram instalados 244 empreendimentos na cidade, sendo 240 na categoria de microempresas e 4 empresas de pequeno porte.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Economia e compiladas pelo Observatório de Inteligência Econômica, projeto da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), responsável por realizar estudos, pesquisas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

Em relação a natureza jurídica dos novos negócios, os destaques foram para os empresários individuais com 211 empreendimentos (86,50% do total), seguido pela sociedade limitada, com 32 empresas (13,10%) e EIRELI com uma unidade (0,41%).

Os microempreendedores individuais (MEIs) tiveram predominância entre as unidades produtivas que iniciaram suas atividades no mês passado no município. Foram instaladas 200 empresas desta categoria, correspondendo a 82% dos novos negócios.

DIVERSIFICAÇÃO

As novas empresas constituídas abrangem todos os grandes setores econômicos: indústria, comércio e serviços. Em primeiro no ranking das atividades aparece o segmento de cabelereiros, manicures e pedicures, com 16 empreendimentos.

Em segundo lugar está o comércio varejista de vestuário e acessórios com 11 unidades, seguido pelo setor de preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, com 9 empresas. Na quarta e quinta posições estão as obras de alvenaria e serviços de entrega rápida, com 9 e 8 empresas respectivamente.

“Essa diversificação das atividades produtivas é reflexo do dinamismo da economia e o potencial de desenvolvimento de nossa cidade, no qual empreendedores visualizam oportunidades de mercado para abertura de novas empresas”, analisou o prefeito Leandro Maffeis.

OBSERVATÓRIO

O Observatório de Inteligência Econômica tem por objetivo suprir as demandas de informações e conhecimentos dos agentes econômicos da cidade, além de subsidiar políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e o desenvolvimento local.

Os relatórios divulgados pela SDE estão disponíveis no site sedecti.org. Na página, os empreendedores e investidores têm acesso a um conjunto atualizado de estudos e pesquisas sobre a economia da cidade. Há dados disponíveis sobre a inserção internacional do município e as empresas exportadoras

É possível encontrar ainda sobre APL calçadista e moveleiro; potencial de consumo da cidade; geração de empregos; movimentação bancária; mapeamento das empresas calçadistas locais; PIB e PIB per capita e outros estudos sobre o desenvolvimento econômico local.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

8 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

9 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

9 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

9 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago