Economia

Prefeitura de Birigui publica decreto sobre a retomada das atividades econômicas na cidade

A Prefeitura de Birigui publicou nesta segunda-feira, dia 1º de junho, o decreto 6.656/2020, que dispõe sobre o plano de retorno gradual das atividades econômicas, suspensas em razão das medidas de prevenção de contágio pela covid-19.

Também nesta segunda-feira a administração dá início ao Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (PRAEBI), desenvolvido em parceria entre o governo municipal, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sincomércio e Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui).

O decreto assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão está disponível no Diário Oficial do Município (birigui.sp.gov.br, no banner Diário Oficial).

O comércio de Birigui volta a funcionar nesta segunda-feira (1º) com algumas restrições.

Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão, Birigui se encontra na região administrativa de Araçatuba e, de acordo com o Plano São Paulo, está na fase laranja (ou fase 2). Nessa etapa, podem funcionar com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e comércio.

Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Acib (Associação Comercial de Birigui) vão auxiliar os comerciantes sobre as medidas que deverão ser adotadas.

O prefeito de Birigui lembrou que aguarda a decisão de um mandado de segurança contra o decreto do governo estadual, para verificar como ficará a situação de outros setores do município.

De acordo o prefeito, caso não haja um resultado judicial dessa ação, salões de beleza, barbearias, academias, bares, restaurantes e similares, não poderão abrir a partir a partir de 1º de junho, pois ficam fora da etapa 2 do Plano São Paulo.

“Essa questão eu judicializei para dar segurança aos empresários. Não sou demagogo. Gosto das coisas corretas. Poderia fazer um decreto para abrir tudo e todos iriam se preparar para retomar suas atividades. Em quatro dias, viria o Ministério Público e mandaria fechar tudo. Não posso ser irresponsável”, afirmou Salmeirão.

Três tentativas da Prefeitura de Birigui de reabrir o comércio não deram certo, por determinação do MP.

Salmeirão disse que não concorda com a classificação de Birigui no Plano São Paulo, pois entende que não se pode medir o município da mesma forma que outros, como Araçatuba, São José do Rio Preto e São Paulo.

“Deveríamos estar na fase 3. Birigui está fazendo a lição de casa. Não temos ninguém internado com covid-19 na Santa Casa e na Unimed”, disse o prefeito. “Para mim, na verdade, todas as atividades já deveriam ter sido retomadas no dia 11 de maio”, falou o prefeito.

Transporte público e educação

O prefeito de Birigui destacou que o fechamento do terminal rodoviário com a proibição de circulação de ônibus, vans e similares na cidade colaborou para os baixos índices de contaminação e mortes pela covid-19.

O terminal urbano rodoviário segue fechado, assim como o serviço de transporte público coletivo segue suspenso. O reabertura do terminal, conforme decreto 6.656/2020, será no dia 10 de junho.

Sobre a volta das aulas, o prefeito esclareceu que a decisão depende do governo estadual e as aulas permanecem suspensas.

Existe a previsão de que as escolas voltem a funcionar no dia 20 de julho. De acordo com Salmeirão, todas as unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui estão preparadas para receber os alunos novamente.

PRAEBI

Segundo o secretário de Governo de Birigui, Carlos Farias, o PRAEBI irá seguir criteriosamente as recomendações e normas sanitárias previstas pela Secretaria de Saúde de Birigui, Organização Mundial de Saúde, além de acatar os decretos do Governo do Estado de São Paulo e do município de Birigui.

“A partir do dia 1º de junho vamos constituir uma agenda pública de ações práticas que possibilitem o retorno do movimento de negócios e oportunidades. Será uma retomada da produção e dinâmica de geração de empregos e rendas. Birigui, com seu enorme potencial, tem que voltar a produzir, abrir suas portas e recuperar os prejuízos financeiros causados pela covid-19”, resumiu o secretário Carlos Farias.

A Secretaria de Governo de Birigui, o Sinbi, a ACIB e o Sincomércio estão de portas abertas para tirar dúvidas dos empresários, comerciantes, microempresários e demais interessados em seguir o PRAEBI.

Os manuais de orientações e protocolos para a retomada das atividades das atividades do comércio, indústria e serviços estarão disponíveis nos sites da Prefeitura, da ACIB e do SINBI.

No Facebook destes órgãos e entidades também serão disponibilizados os manuais de orientações e protocolos.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago