Economia

Prefeitura faz reunião com a Caixa para agilizar vinda do Pronampe a Birigui

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Governo, Carlos Farias, receberam na tarde de sexta-feira (19) representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para tratar sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).

A Prefeitura de Birigui quer agilidade para trazer para o município essa linha de crédito, já que várias empresas da cidade sofreram impacto financeiro com a pandemia da covid-19.

O programa tem por objetivo garantir recursos para o estímulo e fortalecimento dos pequenos negócios, além de manter os empregos, já que essa é uma das exigências para que a empresa possa contratar o crédito.

O governo municipal já colocou em prática seu Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (PRAEBI), que foi desenvolvido em parceria com o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e o Sincomércio.

Em reunião realizada na Prefeitura de Birigui, além do prefeito, do secretário e dos representantes da Caixa, estiveram presentes o presidente do Sinbi, Renato Ramires, e o presidente da Acib e do Sincomércio, Maurício Pazian.

“Unimos forças para que a Caixa dê agilidade ao acesso a essa linha de crédito emergencial do governo federal, instituída pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão, que solicitou o encontro.

Segundo o secretário de Governo de Birigui, Carlos Farias, a reunião faz parte das ações do PRAEBI. “Nosso Plano terá uma ação local de cooperação específica para o PRONAMPE, envolvendo esses parceiros que irão trabalhar em conjunto. As entidades representativas irão auxiliar os empresários na desburocratização”, explicou Carlos Farias.

A Caixa Econômica Federal foi representada pela superintendente executiva de varejo, Kelly Araújo Rodrigues, e pelo gerente regional da superintendência regional de Presidente Prudente, José Alexandre do Rego.

“A Caixa é o banco do micro, do médio até o grande empresário. Todos ganham com essa aproximação neste momento. Estamos de portas abertas para essa parceria”, disse a superintendente executiva de varejo da Caixa.

O prefeito ressaltou que a cooperação das entidades organizada pelo PRAEBI foi fundamental para a operação e liberação de R$ 1 milhão na linha de crédito emergencial do governo estadual, através do Banco do Povo de Birigui.

“Isso possibilitou financiamentos de R$ 20 mil para despesas fixas e folha de pagamento para 50 empresas da cidade que sofreram impactos da pandemia da covid-19”, frisou Cristiano Salmeirão.

O encontro teve o objetivo de montar uma estrutura adequada para dar esse apoio aos empresários. “A Acib e o Sinbi irão montar estruturas em suas sedes para atender os empresários interessados no PRONAMPE”, disse o presidente da Acib, Maurício Pazian.

Para o presidente do Sinbi, hoje o crédito é uma prioridade no atual cenário. “Uma linha de crédito com juros coerentes é fundamental para a retomada das atividades econômicas de Birigui. O caminho é a união, o cooperativismo”, falou Renato Ramires.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago