Economia

SDE e CONSCIENTI apoiam ciência, tecnologia e inovação, em busca do desenvolvimento sustentável em Birigui

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, pelo seu representante Sr. Nelson Giardino, incentiva a continuidade dos trabalhos do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONSCIENTI, que realizou uma reunião virtual na última quinta-feira, dia 07 de maio, para unir as ações que estão sendo realizadas junto a população e planejar respostas pós pandemia.

A seguir, foram elencadas ações que muitas instituições estão desenvolvendo, e os endereços ou telefones para maiores informações. São cursos, palestras, editais, entre outras ações, neste momento de isolamento social.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE

Para auxiliar as empresas no enfrentamento aos impactos financeiros do coronavírus (covid-19) na economia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui disponibiliza com o objetivo de facilitar as solicitações as Linhas de Crédito da Desenvolve São Paulo, atendimento e suporte online aos interessados.

O atendimento do facilitador disponibilizado pela S.D.E prêve orientações ao empreendedor referente as documentações e procedimentos para que a empresa possa solicitar as linhas de crédito junto a Desenvolve São Paulo.

O Crédito Digital é destinado para Capital de Giro, as taxas de juros são a partir de 1,20% ao mês, maior prazo para pagamento em até 42 meses e maior carência para começar a pagar, agora 9 meses.

As solicitações serão realizadas por processo online na plataforma do site da Desenvolve São Paulo, basicamente o interessado deve fazer login no site, entrar com o pedido de financiamento, acessar as informações e preencher o Questionário de Informações Socioambientais.

Regras para enquadramento na linha:

•        Empresas sediadas no Estado de São Paulo;

•        Faturamento anual superior a 81 mil;

•        Empresas com no mínimo 12 meses de constituição e faturamento;

•        Alvará de Funcionamento ou Inscrição Municipal ou CCM – Cadastro de Contribuintes Mobiliários;

•        Certificado Digital e CNPJ válido;

Pré-requisitos para qualificação da empresa:

•        Não possuir pendências no CADIN Estadual;

•        Não possuir pendências financeiras registradas no SERASA;

•        Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Divida Ativa da União (CND);

•        Recibo de entrega da RAIS do ano anterior;

•        Licença Ambiental ou Declaração de Atividade Isenta de Licenciamento (DAIL) da CETESB ou Via Rápida Empresa (VRE)

Relação de Documentos:

•        Conta Bancária Pessoa Jurídica (extrato, cartão);

•        Contrato Social e Alterações (JUCESP) (número do NIRE);

•        Cartão do CNPJ;

•        Cartão de Inscrição Municipal;

•        Certidão de Regularidade no FGTS válida;

•        Certidão Negativa de Débitos (CND) Ou Certidão Positiva de Débitos com Efeito Negativa válida emitida pela Receita Federal do Brasil (RFB);

•        RG dos sócios e dos cônjuges (se houver);

•        CPF dos sócios e dos cônjuges (se houver);

•        Comprovante de residência dos sócios (água, energia, telefone, TV por assinatura com data de no máximo três meses atrás);

•        Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica ou DECORE;

•        Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (Proprietário);

•        Declaração de Bens e Direitos contida no IRPF com o Recibo de transmissão à Receita Federal, ou declaração simples com a relação de bens (ou que não possui bens), devidamente assinada.

A documentação deverá ser enviada para o e-mail: desenvolvespbirigui@gmail.com. Documentos escaneados em arquivo formato PDF, um documento por página. Para mais informações no telefone 18 3641-6270 ou Whatsapp.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP Câmpus Birigui

O IFSP Câmpus Birigui tem desenvolvido máscaras tipo face shield, de maneira colaborativa com as empresas biriguienses signatárias do Pacto Global da ONU, a USP, a UFSCar e o grupo União à Saúde. Este tipo de EPI [Equipamento de Proteção Individual] é usado por profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento do coronavírus. Junto ao alunado, tem mantido relacionamento constante, observando inclusive suas necessidades básicas; e com encontros organizados de modo virtual, pelas Coordenadorias de Cursos, Sóciopedagógica, Pesquisa e Inovação, Extensão e Tecnologia da Informação, e muitos professores. No YouTube do Câmpus estão disponíveis palestras, minicursos, bate-papo entre outras ações, para a população em geral.

Em termos de ciência, tecnologia e inovação, destaque para a I Jornada Virtual de Iniciação Científica do IFSP Câmpus Birigui, organizada pela Coordenadoria de Pesquisa e Inovação – CPI, com o apoio das Coordenadorias de Extensão – CEX e Tecnologia da Informação – CTI.  Todos os encontros contarão com abertura, momento artístico e apresentações de iniciação científica, a partir de 21 de maio, todas as quintas, das 9h às 11h30.

Maiores informações: Site: https://bri.ifsp.edu.br/portal2/   

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCIGI–U46QQbj59ZTExTA8A  

Facebook: https://www.facebook.com/ifspbirigui/

Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria tem realizado a entrega das atividades pedagógicas aos pais, a serem realizadas pelo alunado da rede pública municipal, com prazo de entrega e retirada de novas. Outras ações são a entrega do kit merenda e hortifruti e a cartilha informativa enviada pelo MEC sobre o COVID 19.                                           

Telefone para contato: (18) 3643- 6180

Sebrae – Sebrae Aqui Birigui

O Sebrae nacional tem trabalhado com 5 eixos prioritários:

1-Políticas Públicas Estaduais e Municipais (para estimular nos municípios as compras governamentais diretamente das micro e pequenas empresas);

2-Oferta de crédito orientado (com duas parcerias principais: a Caixa Econômica Federal com o Fampe, e o Empreenda Rápido, programa do governo do estado que disponibiliza o crédito pelo Banco do Povo e pelo Desenvolve-SP);

3-Acesso a mercado e geração de faturamento (parceria com a Magazine Luiza, para que as micro e pequenas empresas possam vender através da loja virtual Magalu; Pertinho de Casa, uma plataforma de divulgação como um catálogo de empresas; Helpie, um aplicativo para que as empresas vendam seus produtos e serviços);

4-Conteúdo personalizado e rede de atendimento direta (além de disponibilizar gratuitamente todos os cursos online, criou conteúdos específicos para este momento de crise, com EAD e lives, e disponibilizou contatos diretos com consultores e analistas de forma remota);

5-Campanha positiva de divulgação massiva (os atendentes em todas as áreas buscam mostrar que pode haver outras possibilidades, e se colocam à disposição no auxílio ao enfrentamento do período).

Links de acesso para informações:

www.sebrae.com.br

www.solucoes.sebraesp.com.br

www.pertinhodecasa.com.br

www.helpie.com.br

www.bancodopovo.sp.gov.br

www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/empreendarapido

www.caixa.gov.br/caixacomsuaempresa

Telefone e whatsapp Sebrae Aqui Birigui (18)3641-5053

Etec RC Birigui

Programa Escola de Inovadores – INOVA SP, será totalmente on line, não tem pré requisito qualquer pessoa tem interesse desenvolver novas ideias, e serão 10 semanas para colocar seu projeto em ação.

SEMANA 1 Apresentação da INOVA CPS; Apresentação das Metas do Programa de Inovadores; Palestra Âncora; Apresentação dos Projetos Selecionados.; SEMANA 2 Saber empreender com atitudes empreendedoras.; SEMANA 3 Design Thinking + Prototipagem (Produtos e Serviços).; SEMANA 4 Oficina de CANVAS.; SEMANA 5 Legalização e proteção empresarial.; SEMANA 6 Tecnologia Aplicada aos Negócios.; SEMANA 7 Fontes de financiamento para startups e a importância das relações institucionais.; SEMANA 8 Visão de finanças e mercados.; SEMANA 9 Marketing em Startup + Pitch + Clínica de Negócios.; e SEMANA 10 Balcão de Mentorias.

Inscrições pelo site: https://inova.cps.sp.gov.br  até 11.05.2020

Há uma ação social voltada ao Abrigo Vô Tereza e a Santa Casa de Birigui e a valorização da escola ser signatária da ONU no pacto global da Agenda 2030 e 17 ODS. Há projetos que envolvem essa duas instituições voltados â inclusão social e a proteção do meio ambiente, tais como:  – Revitalizar Etec RC Birigui com regras de proteção meio ambiente; – Abrigo Vô Tereza: adquirir materiais de higiene, limpeza e proteção e – Santa Casa de Birigui: adquirir materiais de higiene, limpeza e proteção.

SENAI

Em meio à crise atual causada pela Covid-19, Fiesp, Ciesp, Sesi, Senai e IRS estão empreendendo esforços para ajudar nosso país, nossas empresas e toda a sociedade a atravessarem da melhor maneira possível este período difícil.

O Senai-SP tem apoiado diversas ações tais como:

Realização de manutenção de respiradores; Apoio para ampliar a oferta do número de respiradores; Confecção de Equipamentos de Proteção Individual; Fabricação e distribuição de álcool em gel para comunidades carentes; Apoio em pesquisa aplicada para combate à Covid-19.

Além disso o Senai-SP está oferecendo diversos cursos à distância para capacitação do verdadeiro profissional que o mercado de trabalho procura. Os cursos on-line gratuitos do Senai-SP oferecem temas que abordam competências transversais e temas para quem trabalha na indústria, estão à disposição para você permanecer ativo, mesmo que esteja parado neste momento.

Material fornecido pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONSCIENTI

Ilustração: imagem retirada do site meioinfo.eco.br

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago