A pandemia do novo coronavírus apresentou um desafio extra aos participantes do Dia do Desafio. Isso porque a iniciativa, voltada para o combate ao sedentarismo e incentivo à prática coletiva de atividades físicas e esportes em diferentes locais e espaços públicos, tais como ruas, parques, praças, empresas e escolas, precisou ser reinventada, passando a adotar um novo formato para evitar aglomerações e, da mesma maneira, continuar estimulando pessoas a manter uma rotina ativa e saudável.
Assim, no próximo dia 27 de maio, a 26ª edição do Dia do Desafio será realizada de um jeito bem diferente em relação às edições anteriores, sem competições entre as cidades e com atividades não presenciais, com foco nas redes sociais.
O Sesc São Paulo, tradicional parceiro do evento e coordenador do Dia do Desafio no continente americano, segue na organização e focado em manter ativa a rede criada ao longo desses anos. Assim, vem reforçando o convite às cidades que integram a campanha, assim como incentivando novos municípios e entidades a participar.
“Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e na melhora da qualidade de vida da população. Esses são os princípios da ação do Sesc”, ressalta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
A ideia do Dia do Desafio em 2020 é que, no dia 27 de maio, cidades, instituições e pessoas compartilhem, em suas redes sociais e usando as hashtags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio, vídeos com práticas de atividade física, desafios, bate-papos, relatos de experiências e boas práticas relacionadas à importância da prática de esportes e movimento.
O perfil @esportesescsp no Instagram já tem uma série de dicas e sugestões para os vídeos dos participantes. O Sesc São Paulo já postou na conta várias aulas produzidas por educadores e educadoras para inspirar as pessoas.
No site diadodesafio.org.br, na aba Downloads, está publicada a Identidade Visual desta edição com vários modelos para os participantes publicarem suas programações de esportes e atividades físicas no Facebook, Instagram, Twitter e até WhatsApp.
Postagens preparatórias para a data estão liberadas e são bem-vindas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de maio, 12h e 15h
Exibição de documentário – Boas Práticas
O Dia do Desafio foi um ponto de partida para uma relação de parceria entre o Sesc e as cidades, retratando a importância do DDD nas cidades, possibilitando ações que se mantem até hoje no calendário dos municípios. O primeiro vídeo a ser apresentado será da cidade de Bastos, pertencente a região de Presidente Prudente, e o segundo vídeo é referente a matéria do Portal Sesc SP realizada com a cidade de Piacatu, que, com pouco mais de cinco mil habitantes, desenvolveu um projeto esportivo amplo e gratuito com base nas participações do Dia do Desafio.
Dia 26 de maio, às 19h
Bate-papo Virtual
Tema: “O Esporte como elemento de interação humana e os desdobramentos deste fenômeno na sociedade” com a participação de Rui Muleque do Skate, Renato Marques – professor doutor em Sociologia do Esporte, com mediação do assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, Fábio Henrique.
Conteúdo: Além de apresentarmos o trabalho dos dois convidados, vamos percorrer alguns caminhos dentro da sociologia e a experiência de um atleta renomado, tais como a apropriação dos espaços públicos, a utilização das ruas e que ao mesmo tempo essa liberdade esta velada, mesmo que temporariamente e não sabemos até quando não podemos utilizar esse espaço que é de todos e o que irá mudar nessas práticas esportivas.
O esporte como uma participação democrática e como lidar nesse momento que não posso praticar.
Qual o papel do esporte nessa contraposição da falta de liberdade temporária uma vez que a modalidade nos leva a essa liberdade.
Não poderemos deixar de falar nos jogos olímpicos, uma vez que a modalidade participaria pela primeira vez dos jogos e propomos essa viagem ao longo do tempo, como a modalidade era vista e o que foi feito para chegarem até aqui, assim como apresentar seu estilo de vida além do esporte e sua importância e relevância no interior paulista.
Rui Muleque
Primeiro campeão brasileiro de street, aplaudido por nomes como Tony Hawk e Steve Alba, Rui Muleque sempre foi sinônimo de skate do mais alto nível, reverenciado por gerações e gerações de atletas, que cresceram vendo e ouvindo sobre os seus feitos, que escancararam as portas do mundo para o atual skate brasileiro.
Renato Marques
Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (desde 2011). Líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte – GEPESPE-RP – USP e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa na Sociologia e Pedagogia do esporte.
Dia 27 de maio, às 9h, 15h e 18h
Aulas na Rede
Aulas virtuais com os educadores das unidades de Rio Preto, Birigui e Ribeirão Preto, voltadas a participação de todos os púbicos com o objetivo de estimular a prática de atividade física. Serão contemplados exercícios para estimula o preparo cardiorrespiratório, coordenação motora, atividades com desafios lúdicos, convidando a todos para saírem do sofá e se movimentarem.
9h: Condicionamento Físico – com educadores físicos de Ribeirão Preto. (Transmissão: Fb/Instagram @sescribeiraopreto)
15h: Ginástica Multifuncional – com educadores físicos de Birigui (Transmissão: FB / Instagram @sescbirigui)
18h: Desafie-se – com educadores físicos de Rio Preto (Transmissão: youtube.com/sescriopreto)
COMO ACOMPANHAR:
Siga as redes sociais oficiais do Dia do Desafio e ative as notificações
Manter abertos os perfis de suas redes sociais (quando o perfil é privado não é possível visualizar publicações com as hashtags)
Publicar vídeos e fotos utilizando #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio
SOBRE O DIA DO DESAFIO:
Ao longo dos últimos 25 anos, o Dia do Desafio, coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All e, no Continente Americano, pelo Sesc São Paulo com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e da UNESCO, consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.
Até 2019, o Brasil e mais 13 países do Continente Americano, tais como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participaram do Desafio Trienal, iniciado em 2018, no qual as duplas de cidades (sorteadas em 2018), além de disputarem entre si, somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição que seguiria até 2020.
Entretanto, tendo em vista o cenário global de pandemia da Covid-19, as respectivas medidas de distanciamento social e restrição de circulação da população, e a partir da convocação da TAFISA para que o Dia do Desafio seja promovido com segurança neste contexto, neste ano o evento será realizado em um novo modelo que incentiva a promoção de ações no ambiente digital, por meio das redes sociais.
SOBRE O SESC SÃO PAULO:
Com 73 anos de atuação no estado e 40 unidades operacionais, o Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio) desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Saiba+: sescsp.org.br/sobreosesc
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…