Esportes

Sesc Birigui recebe Cecilia Iida, atleta da Seleção Brasileira de Tiro com Arco Paralímpico, no sábado (8)

Neste sábado, 8 de fevereiro, o Sesc Birigui recebe Cecilia Iida, atleta Paralímpica da Seleção Brasileira. Além de falar sobre a modalidade, ela conduzirá uma vivência esportiva junto ao público no Campo Society da unidade, a partir das 15h.

Cecília treina desde 2014 com o ex-técnico da Seleção Brasileira Daltely Café. Conquistou títulos paulistas, brasileiros e agora vai em busca de títulos internacionais. Hoje, com 46 anos, a paulistana coleciona três convocações para a Seleção Brasileira (em 2014 na Argentina, 2015 na Alemanha e 2017 no Porto Rico) e diversos resultados nacionais. Nos anos de 2015 e 2016 respectivamente, conseguiu o 3º e o 2º lugares no Campeonato Brasileiro Paralímpico Open. Nos Rankings Outdoor e Indoor Paralímpico Open, oscilou entre a 2ª e 3ª colocações nos anos de 2014 a 2017.

Formada em Engenharia de Produção, Cecília teve sua trajetória mudada em agosto de 2001, quando sofreu um acidente de carro, resultando numa lesão da medula que a tornou paraplégica. Antes deste acidente, Cecilia dançava profissionalmente estilos como flamenco, moderno e jazz. E o fato de estar agora numa cadeira de rodas não a impediu de continuar.

Depois de viver essas mudanças, Cecilia conta que sentiu o desejo de praticar um esporte. E foi participando de uma clínica que conheceu e se apaixonou pelo Tiro com Arco Paralímpico, o que fez com que procurasse uma escola específica e iniciasse sua carreira esportiva. Embora já houvesse encontrado e escolhido seu esporte, Cecilia nunca deixou a dança e continua dançando na cadeira de rodas, fazendo participações em apresentações de flamenco, dança moderna e também a dança de salão.

Tiro com Arco Paralímpico

O Tiro com Arco esteve presente já nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; o objetivo é acertar uma flecha com o uso de um arco, em um alvo circular nas distâncias de 70m ou 50m. O Tiro com Arco Paralímpico segue as mesmas regras do Olímpico, porém, de acordo com a classificação funcional de cada atleta, alguns itens de assistência podem ser usados. No Brasil, o Tiro com Arco Paralímpico é praticado desde a década de 1950, mas somente em 1991 é criada a CBTArco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco), a mesma entidade que gere a modalidade olímpica.

Continuando no ritmo da modalidade, a programação do Sesc Verão 2020 também conta com a presença de Daltely Café, ex-integrante da Seleção Brasileira de Tiro com Arco e ex-técnico da seleção brasileira de Tiro com Arco Paralímpico.

Café conduzirá as seguintes atividades: vivência em técnicas e prática da modalidade, no dia 8, das 14h às 17h30; e um treino preparatório, com mais orientações sobre a modalidade, no dia 9, das 10h às 11h. Também no dia 9, das 14h às 17h30, os participantes disputarão o Torneio de Tiro com Arco. Já na segunda-feira, dia 24, os educadores do Sesc Birigui irão ministrar uma vivência da modalidade olímpica, que requer concentração e técnica para acertar o alvo, das 15h ás 17h30.

Serviço:

Tiro com Arco Paralímpico

Com Cecilia Iida, atleta paralímpica da seleção brasileira

Dia 8, sábado, das 15h às 17h30

Campo Society

A partir de 6 anos

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago