A Câmara de Araçatuba aprovou requerimento de informações oficiais com pedido de explicações sobre a aplicação da lei nº 8.020/2017, a lei da fumaça preta, durante a sessão de segunda-feira (26). A solicitação é de autoria da vereadora Beatriz Nogueira (REDE). A parlamentar quer saber se o município tem adotado medidas para se adequar à norma, que prevê a avaliação das emissões de fumaça de veículos e máquinas da administração pública movidos a óleo diesel.
No documento, Beatriz pergunta se os veículos da administração e de empresas contratadas pelo município estão de acordo com a lei, que foi aprovada há dois anos. A vereadora também solicita a lista de todos os veículos movidos a óleo diesel a serviço da administração juntamente com os devidos comprovantes de que estão adequados às disposições da lei.
“Praticamente fiz esse mesmo requerimento há um ano para saber as providências adotadas e obtive informações parciais. A Prefeitura teria entrado em contato com a Cetesb, pedindo orientações técnicas. Também, há vinte dias, o prefeito assinou o Acordo de Paris, que visa reduzir a emissão de gás carbônico. Queremos saber se está sendo feita alguma coisa em Araçatuba neste caso”, disse a vereadora durante a discussão do requerimento.
Em outra solicitação aprovada, o vereador Flávio Salatino (MDB) cobra informações sobre como a ronda escolar está sendo feita no município. No requerimento, o parlamentar quer saber quantos guardas municipais fazem a ronda nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas do município, quantos veículos são utilizados nesta atividade e se os mesmos são usados para outros serviços nos finais de semana.
De autoria do vereador Arlindo Araújo (PPS), dois pedidos de informações foram aceitos pelo plenário. Em um deles, o parlamentar quer explicações sobre as viagens do prefeito Dilador Borges (PSDB) para buscar recursos para o município. O autor questiona quantas viagens foram feitas pelo chefe do Executivo desde o início de 2017 até a presente data; qual a quantidade de diárias pagas no período e a relação com as cidades visitadas a trabalho e as respectivas datas.
O empréstimo realizado pelo município junto ao governo do Estado para executar obras de prolongamento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo foi tema de outro requerimento assinado por Arlindo. O vereador deseja saber o valor do empréstimo, quando o município vai começar a pagar a dívida, o valor das parcelas, o prazo para a quitação e o valor final pago pelas obras após a aplicação de juros e correção monetária.
Proposto pelo vereador Cido Saraiva (MDB), requerimento aceito pergunta se o município tem estoque da vacina pentavalente, que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenzae tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).
Com a aprovação do Plenário, os requerimentos foram encaminhados ao Executivo. As respostas devem ser encaminhadas em 15 dias.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…