A proposta da administração municipal para conceder auxílio financeiro à empresa Auto Viação Suzano, responsável pelo serviço de transporte coletivo no município, foi aprovada na tarde de hoje durante a segunda sessão ordinária do mês. Projeto semelhante havia sido rejeitado na semana passada, quando alcançou apenas 8 votos favoráveis. O número mínimo necessário para a aprovação é nove votos.
Desse vez, as manifestações favoráveis foram registrados por 11 vereadores: Andrey Servelatti (Cidadania), Dafé (PSD), Carla Protetora (PTB), Fabiano Amadeu (Cidadania), Ferrari (PSDB), Kal Barbosa (DEM), Leandro Moreira (PTB), Odair da Monza (Cidadania), Pastor Reginaldo (PTB), Vadão da Farmácia (PTB) e Zé Luis Buchalla (Patriota).
Votaram contrários Eduardo Dentista (PT) e Rogério Guilhen (PSD); já Cesinha (PSD) e Batista (PSD) optaram pela abstenção. O presidente da Casa, Felipe Barone (Avante), não tem direito a voto nesse tipo de propositura; e Paquinha (Avante) não fez parte da reunião.
A justificativa do Executivo para a concessão do auxílio financeiro é a de que a demanda de passageiros sofreu redução de 80%, por conta do isolamento social causado pela pandemia, trazendo prejuízos à empresa, como recursos insuficientes para cobrir os custos do serviço. Assim, o projeto autoriza a subvenção no valor de até R$ 50 mil mensais, nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Aprovadas
Outras três matérias de autoria do Executivo receberam aprovação unânime.
Uma delas autoriza o município a adotar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas), com diretrizes de políticas públicas em âmbito municipal. Além de instituir o programa e as regras para sua implantação, foi aprovada a criação do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), que deverá será formado por seis membros titulares, sendo três representantes do Poder Público e três da iniciativa privada.
A proposta da ONU, composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, foi instituída em 2015 para tratar de ações para os 15 anos seguintes, a fim de assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros.
As outras duas matérias aprovadas hoje concedem homenagens póstumas a personalidades da cidade, por meio da denominação dos plenários da Sede Administrativa “Leonardo Sabioni”, anexa ao Centro de Formação do Professor e Atendimento ao Aluno “Carmen Martinez Rodrigues”, localizado na Rua Anhanguera. n° 1.155, no Jardim Morumbi.
O primeiro projeto homenageia Antônio Mauro Rinaldini, Osmar Donizete Rinaldini “Vavá” e Marcelo Valentim Rinaldini, por meio da denominação de Plenário Irmãos Rinaldini ao plenário n° 2, que fica no piso térreo da futura sede. O mesmo documento revoga lei de 2009 que havia homenageado os irmãos com o nome do Centro de Convenções localizado na Avenida Governador Pedro de Toledo.
E o segundo projeto concede ao plenário n° 1 da futura sede administrativa o nome de Arlindo Cristovam, também localizado no piso térreo.
Retirados
E completam a pauta da sessão duas matérias retiradas de tramitação a pedido dos próprios autores. Ambas não receberam parecer favorável do setor jurídico da Casa, por tratarem de iniciativas cuja competência é exclusiva do Poder Executivo.
Dafé (PSD) pedia isenção da cobrança do IPTU dos proprietários de imóveis que possuam campos de futebol, quadras esportivas e outros espaços destinados a prática de atividades físicas, sem fins lucrativos, que sejam para uso da comunidade.
Já o parlamentar Fabiano Amadeu (Cidadania) defendia a instituição do Programa de Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltado a professores das escolas da rede pública municipal.
A terceira e última sessão ordinária do Legislativo de Birigui será no dia 20.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…