Política

Câmara de Birigui discutirá projeto a respeito de capacitação sobre o transtorno autista

A primeira reunião ordinária do mês de dezembro no Legislativo de Birigui conta com quatro itens para discussão e votação entre os parlamentares. Uma das propostas foi encaminhada pelo Poder Executivo e visa adequar as escolas municipais quanto à inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista.

O projeto institui no município o Programa de Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores das escolas da rede pública municipal. A atividade deve acontecer anualmente, nas primeiras semanas de Abril, já que o mês é referência sobre o tema por conta do Dia da Conscientização do Autista, lembrado mundialmente no dia 2 daquele mês.

O programa, a ser divulgado pelo Executivo, deverá contar com palestras e treinamentos com profissionais especializados no assunto como psicólogos, neurologistas, psiquiatras, terapeutas, pedagogos, pais e pessoas com certificados educacionais referentes ao autismo. Ficam autorizadas ainda convênios e parcerias, através das secretarias municipais de Saúde e de Educação, com entidades sociais envolvidas no assunto.

Também segundo o texto encaminhado, a iniciativa foi indicada ao Executivo pelo vereador Fabiano Amadeu (Cidadania).

Parentesco

Os parlamentares Andrey Servelatti (Cidadania) e Leandro Moreira (PTB) são os autores de uma proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que retira do texto algumas condições sobre a impossibilidade de contratação com o município por parte de pessoas ligadas a ocupantes de determinados cargos no poder público municipal. Conforme a justificativa dos autores, a redação atual seria inconstitucional.

O texto da lei em vigor determina que “O Prefeito, Vice-Prefeito, os Secretários Municipais, os Vereadores, os ocupantes de cargo em comissão, ou cargo de direção ou equivalente, as pessoas ligadas a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneo, até o 3º grau na linha reta ou colateral, ou por adoção, não poderão contratar com o Município, abrangendo a administração pública direta ou indireta, autarquia, fundação, sociedade de economia mista e empresa pública do Município, bem como do Poder Legislativo Municipal, subsistindo a proibição até seis meses após findar as respectivas funções.”

A proposta de nova redação retira a condição a ocupantes de cargo em comissão, cargo de direção ou equivalente e pessoas com ligação por matrimônio ou parentesco.

Vias públicas

E dois projetos de lei concedem denominação oficial a vias públicas localizadas no Condomínio Residencial Adisa. A parlamentar Carla Protetora (PTB) assina proposta para que a Rua 8 seja chamada Rua José Borella. Já para a Rua 14, é sugerido pelo vereador Andrey Servelatti (Cidadania) o nome de Rua Rubens Servelatti.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago