Às 19h da próxima segunda-feira, 21, a Câmara Municipal de Birigui promove sessão solene para a inauguração oficial do novo prédio. Depois de 14 anos funcionando em espaços alugados, o Legislativo foi instalado em sede própria, construída na Avenida Youssef Ismail Mansour, 850, no bairro Alto dos Silvares. O local já sediou duas sessões ordinárias esse mês, nos dias 9 e 15.
Por conta da pandemia da Covid-19, a solenidade de inaguração será restrita à imprensa e autoridades convidadas. A recomendação é que a população acompanhe por meio da transmissão ao vivo. A exibição acontece no canal digital 18.3 UHF, que entrou no ar na última terça-feira, 15 – para sintonizá-lo, basta realizar uma busca automática de canais – ou pela internet, por meio do canal Câmara Birigui do Youtube e na página facebook.com/camarabirigui, com acesso também na página inicial deste site.
Birigui é o primeiro entre os 43 municípios da região de Araçatuba a colocar no ar suas sessões pela Rede Legislativa, que integra as TVs Câmara Federal, TV Senado e TV Assembleia. O alcance do canal é projetado para Birigui, mas municípios ao redor podem chegar a conseguir sintonizar a programação.
Prédio
A nova sede soma 1.693 metros quadrados, abriga um plenário com capacidade para mais de 300 pessoas e está dividida em dois grandes setores: de um lado ficam as salas dos parlamentares – que passam de 17 para 15 na legislatura que se inicia em 1º de janeiro – e, do outro, os departamentos da administração da Casa.
O prédio conta com sistema de energia fotovoltaica, que deve poupar o uso de energia elétrica e gerar a própria energia a ser consumida, e foi totalmente projetado de acordo com os padrões de acessibilidade e segurança.
A construção efetiva do novo espaço teve início há pouco mais de um ano, em 8 de novembro de 2019, quando foi assinado o contrato com a A.M.G.R. Construções, vencedora do processo licitatório para a execução da obra, no valor de R$ 3.104.650,21.
Endereços
A Casa de Leis deixou de ocupar prédio próprio em 2006, quando foi transferida para um espaço alugado na rua Aurora, 1769, na Vila Isabel Marin. Na época, a sede, localizada na rua Santos Dumont, deveria passar por reformas, mas problemas contratuais acabaram suspendendo as obras e, anos depois, o Executivo retomou a utilização do prédio. Durante esse período, as sessões da Câmara passaram a ser realizadas no salão social da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), no centro da cidade.
Em 2013, a Casa de Leis foi então transferida para seu último endereço em prédio alugado, ocupando parte do prédio onde havia funcionado o Shopping do Calçado, na Avenida Nove de Julho, 2505, Novo Jardim Stábile. Lá, o plenário da Casa, com capacidade para 99 lugares, voltou a ser instalado junto à sede .
Agora, além de não ter mais os custos de aluguel, de R$ 20.511,56 mensais, as instalações deixam de ser improvisadas e passam a atender com eficiência as necessidades administrativas e de atendimento à população.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…