A Comissão Processante que investiga a condução do prefeito, Leandro Maffeis (PSL), no gerenciamento do Pronto Socorro Municipal retomou os trabalhos de coleta de depoimentos a partir desta segunda-feira, 20. Nesta manhã, foi ouvido o ex-secretário adjunto de Saúde, Marcos Vinicius Ataide.
Os trabalhos contaram com a participação do advogado Daniel Sobral dos Santos Longue, designado representante do prefeito no caso.
Também foram convocados hoje, mas não compareceram, o médico Thiago de Camilo Figueiredo Mattos, a quem são atribuídos áudios que relatam condições precárias de atendimento no Pronto Socorro, e Adriana Sangaletti Duarte, ex-secretária de Saúde, que encaminhou à comissão comunicado em que afirma estar disposta a responder por escrito aos questionamentos. Ambos já não haviam comparecido à primeira fase das oitivas, realizada em junho, para a qual foram convocados – na ocasião, a ex-secretária estava acometida pelo novo coronavírus.
Investigação
A Comissão Processante é formada pelos vereadores Andre Luis Moimas Grosso (Andre Fermino – PSDB), Paulo Sergio de Oliveira (Paulinho do Posto – Avante), e Marcos Antonio Santos (Marcos da Ripada – PSL).
O grupo apura se foram cometidos crime de responsabilidade e infração político-administrativa, por parte do prefeito, na condução dos atendimentos a pacientes com Covid-19.
A investigação foi instaurada após ser aceita em plenário uma denúncia de munícipes que questionam a qualidade do serviço prestado pelas equipes profissionais do Pronto Socorro e a contratação do Instituto São Miguel Arcanjo (Isma) para gerenciar a unidade.
Próximos depoimentos
O mês de setembro será marcado por outras três reuniões públicas para oitivas. Com início previsto sempre para as 9h, estão agendados para a próxima sexta-feira, 24, os depoimentos de Tiago Zingarelli, Marco Botteon e Erickson Camilo.
Para o dia 27, são convocados Marcos Farina e Luciano Velaime. E no dia 29 devem prestar depoimentos as testemunhas arroladas pelo prefeito municipal, sendo elas Cássia Celestino, Marco Aurélio Farina Lopes e Antônia Lucilene Ferreiro Jardim.
Para o dia 6 de outubro, também às 9h, está marcada a oitiva do prefeito municipal.
Trabalhos foram suspensos devido a ausências
Os últimos depoimentos sobre o caso foram coletados em junho, em reuniões nos dias 16 e 17, totalizando nove testemunhas ouvidas. Outras duas pessoas foram dispensadas da oitiva e cinco não compareceram – entre elas, Thiago e Adriano, ausentes nos depoimentos de hoje.
Na ocasião, os trabalhos precisaram ser suspensos, devido ao expressivo número de faltosos. A comissão chegou a solicitar a condução coercitiva do médico Thiago de Camilo Figueiredo Mattos à Justiça local, mas obteve a resposta de que a Câmara é quem deve promove-la. Porém, acionadas as polícias Civil e Militar, ambas relataram que só podem agir nesse sentido mediante a devida ordem expedida pelo Poder Judiciário. A comissão segue em busca de medidas judiciais para a coleta do depoimento de Thiago.
Testemunhas
Até agora, as pessoas ouvidas pela comissão foram o médico Lucas Rodrigo Oliveira Viana; as enfermeiras Lígia Freitas e Rosana Stábile Costa; a chefe de Divisão de Assistência Farmacêutica, Natalia Forcassim Jorge Coelho; a farmacêutica Caroline Mendes Delgado; e a enfermeira-chefe Márcia Galhardo Garcia, além de Nair Sabbo, secretária de Negócios Jurídicos; Miguel Ribeiro, presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui; e Andreia Aqueline de Souza, assessora de Cerimonial e Eventos da Prefeitura.
Foram dispensados de prestar depoimento Diogo Pereira Sobreira, secretário de Obras Públicas; e o advogado Ricardo Luis Aroni, da Santa Casa de Misericórdia de Birigui. Posteriormente, os integrantes da CP optaram pela dispensa também da enfermeira Vanessa Chioderoli Atale e do médico Roberto Said Boutros.
O médico Jossef Said Boutros também foi convocado na primeira etapa das oitivas, mas não compareceu.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…