Política

Documento sobre o Plano Plurianual volta à pauta da Câmara de Birigui na quarta (3)

Excepcionalmente nesta semana, está marcada para a quarta-feira, 3, a sessão ordinária da Câmara de Birigui, comumente realizada às terças-feiras. A reunião foi reagendada por conta do feriado nacional do dia 2, alusivo ao Dia de Finados. O horário de início da sessão continua sendo o das 19h.

A pauta de votações conta com sete itens, com destaque para a retomada da votação do projeto do Executivo que trata do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025. O documento, que está em primeiro turno de votação, é o material oficial no qual a administração do município indica o planejamento das ações, programas e investimentos públicos a serem realizados no período.

Ocasiões nas quais se discute o orçamento municipal exigem que a sessão tenha rito diferenciado, conforme previsto pelo Regimento Interno da Câmara. Dessa forma, o expediente que antecede a Ordem do Dia deve ser reduzido a 30 minutos.

SUS

Também retorna ao plenário após adiamentos, a matéria que autoriza o Executivo a celebrar contrato com instituições de ensino superior para integração entre ensino, serviços e comunidade, referentes ao SUS (Sistema Único da Saúde).

A parceria deve acontecer por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), cujas regras são definidas por portaria interministerial de 2015. O objetivo é viabilizar vagas de Residências em Saúde, oferecendo campo de prática nas redes de Atenção à Saúde, assim como em demais setores da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o acordo, custos e encargos com recursos humanos são de responsabilidade das instituições de ensino, que também devem custear equipamentos e eventuais adequações dos espaços públicos necessários para as atividades pedagógicas e de treinamento.

Inéditos

Outras cinco matérias compõem a lista de assuntos a serem discutidos na reunião, sendo duas de autoria de vereadores.

Pastor Reginaldo (PTB) defende projeto que estabelece treinamento de primeiros socorros a pais ou responsáveis de recém-nascidos. Voltado a casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte subida, o treinamento deve ser fornecido pelos próprios hospitais e maternidades antes do bebê receber alta médica. Se a proposta for aprovada, essas instituições de saúde terão o prazo de 90 dias para se adequarem à norma, contados a partir da data de publicação da lei.

E o vereador Cabo Wesley (PSL) é autor de um projeto que proíbe a utilização de recursos públicos em eventos que promovam, de forma direta ou indireta, a sexualização de crianças e adolescentes. A medida se refere a apresentações, presenciais ou remotas, de imagens, músicas ou textos pornográficos ou obscenos, assim como a materiais de divulgação colocados em local público ao acesso de crianças e adolescentes.

Para os infratores, o documento prevê multa que vai de 688 a 17.200 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs) – o valor atual da unidade é de R$ 29,09 – e cinco anos sem poder realizar eventos que dependam de autorização do Poder Público.

Se o projeto for aprovado, o prazo para início de vigência da lei deve ser de 60 dias após a sua publicação.

Executivo

As demais matérias em pauta foram encaminhadas à Casa pelo prefeito, Leandro Maffeis (PSL).

Duas delas autorizam a outorga de escritura definitiva de lotes, doados por meio de lei em 2011, a duas empresas. Ambas as áreas estão localizadas na Avenida Geraldo Liessi, no 2º Distrito Industrial, e são destinadas às empresas Wagner Guedes Bertaglia ME e José Roberto Buzo ME, que, conforme o projeto, devem arcar com as despesas com escritura e registro.

Já a outra matéria promove alterações na composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para adequar o texto às mudanças de nomenclatura promovidas pela reforma administrativa do Executivo – por meio da qual a Diretoria de Produção Agropecuária passou a fazer parte da estrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Dessa forma, fica proposto que os três membros indicados pelo Executivo para compor o conselho tenham dois representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e um outro pertencente à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago