Os vereadores de Birigui foram unânimes à aprovação do projeto de lei que responsabiliza empresas de energia elétrica e demais prestadores de serviços que utilizem a infraestrutura dos postes e cabeamentos, como telecomunicações e internet, pelo descarte incorreto de fiação inutilizada ou cabeamento fora dos padrões legais.
O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Vadão da Farmácia (PTB), autor do projeto. O parlamentar apresentou ainda uma emenda que estipula prazo de dez dias para que a empresa responsável regularize a instalação, após notificada, sob risco de pagar multa de R$ 1 mil.
Conforme a justificativa apresentada no documento, é importante que a organização desses fios seja garantida para evitar acidentes, além de melhorar o aspecto visual do espaço público.
As prestadoras de serviços que implantam e compartilham esse tipo de infraestrutura têm como normas oficiais o previsto na lei federal 13.116, de 20 de Abril de 2015.
Homenagem
A reunião de ontem resultou ainda em outras três matérias aprovadas. Uma delas, também de autoria de Vadão, concede o título Cidadão Benemérito ao médico Bem Hur Barretos Borges, como reconhecimento especial à sua atuação como coordenador do serviço oftalmológico do SUS na Santa Casa de Birigui.
Já como forma de homenagem póstuma, foi aprovado o projeto que denomina a rua Projetada 5 do Residencial Quinta da Mata como Rua Cecília Aparecida Polizel Mozoli. A iniciativa é do Executivo, assim como outra matéria referente à nomeação das alamedas do Residencial Villa Lobos e das vias externas no entorno do residencial.
As vias externas devem receber os nomes de Avenida José Sanches Arriaga Filho, Rua Maria Giampietro Sanches e Rua Nair Gajardoni Capel. Já as vias do residencial devem ser chamadas de Alamedas Elisa, Uirapurú, Tarantela, Rosa Amarelo, Alegretto, Iara, Amazonas, Celestial, Veleiro, Fantasia, Magdalena e Sinfonia, como homenagem às composições do famoso maestro Heitor Villa Lobos.
Vistas
Teve a apreciação reagendada para a sessão ordinária do próximo dia 11 o projeto do Executivo que prevê alterações na lei municipal sobre a reestruturação do regime de previdência dos servidores municipais, administrado pelo BiriguiPrev. A proposta é de adequação do documento às normas do programa de certificação institucional obrigatório a todo sistema de regime próprio existente no país.
Retirado
E foi retirado de tramitação o projeto de lei que pretendia alterar o regime jurídico norteador das ações do Conselho Tutelar. A retirada foi solicitada pelo próprio Poder Executivo, autor do documento.
As próximas sessões ordinárias de Agosto estão agendadas para os dias 11 e 18, às 17h.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…