Política

Gilmar Cavaca entra na Justiça para voltar à presidência do PSDB em Birigui

O ex-vereador e ex-secretário municipal Gilmar Trecco Cavaca entrou com uma ação na Justiça, com pedido de liminar (decisão provisória), contra decisão do Diretório Estadual do PSDB que o retirou da presidência do partido em Birigui.

Cavaca foi eleito presidente do diretório municipal do PSDB em fevereiro do ano passado. Seu mandato terminaria em 2021, porém, ele foi informado via e-mail e WhatsApp, no último dia 27 de março, que a sigla em Birigui estava, agora, sob o comando de uma comissão interventora.

O pedido de intervenção foi feito pela filiada Yvette Aparecida Meloni dos Santos, viúva do ex-prefeito Zé dos Santos (1997-2000). Ela alegou infidelidade partidária por parte de Cavaca e outros integrantes do diretório, que teriam apoiado a candidatura de Márcio França (PSD) a governador nas últimas eleições, em detrimento da candidatura própria do PSDB do atual governador João Doria.

Yvette ocupa o cargo de tesoureira da comissão interventora do PSDB em Birigui, que tem como presidente André Luis Moimas Grosso, filho do ex-vereador José Fermino Grosso (DEM), que fazia parte da oposição ao governo do prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), do qual Cavaca fez parte recentemente como secretário de Gabinete.

Cavaca alegou na ação que a destituição do diretório não foi legal, pois não poderia ser tomada unicamente pela direção estadual do partido, conforme determina o estatuto do PSDB.

Segundo Cavaca, como se tratava de um diretório municipal e não de uma comissão provisória, a destituição teria que passar primeiro pelo diretório regional da legenda e, em seguida, pelo estadual. Por fim, o diretório nacional teria que dar a última palavra em relação à destituição ou não do diretório municipal.

O ex-vereador e ex-secretário municipal contou que o diretório regional tucano não foi informado da intervenção. Ele disse ao DN1 que a intervenção prejudica a filiação partidária para as eleições deste ano.

De acordo com Cavaca, o PSDB em Birigui já tinha uma chapa de pré-candidatos completa, com possíveis postulantes a prefeito, vice e vereadores.

Cavaca é pré-candidato a prefeito de Birigui. Para ele, o pedido de intervenção foi motivado por questões eleitorais por parte de opositores, uma vez que seu nome, em determinados cenários, aparece em segundo lugar em pesquisas de intenção de voto.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago