Está em tramitação no Legislativo de Birigui um projeto de lei que proíbe depósitos de materiais recicláveis e os chamados “ferros-velhos” de comercializarem peças provenientes de cemitérios. O assunto faz parte da pauta da terceira e última sessão ordinária de Março, agendada para as 19h de amanhã, dia 30.
A intenção da proposta, protocolada pelo vereador Benedito Dafé (PSD), é coibir o vandalismo provocado pela retirada desses objetos nas lápides dos cemitérios da cidade. O interesse em obter lucro com a venda de materiais feitos, principalmente, em bronze leva à retirada clandestina de artigos como estátuas, crucifixos, candeeiros, vasos, imagens e placas.
O documento proposto especifica que os revendedores de materiais usados só poderão comercializar esse tipo de produto se tiverem a comprovação da origem dos objetos, como, por exemplo, as notas fiscais.
Para essa regularização, o projeto altera lei municipal de 2007 que já prevê proibição e multa quanto à comercialização de fios e cabos desencapados. Entre os acréscimos sugeridos para o documento está o valor de R$ 500 para multa aos estabelecimentos flagrados. O valor pode ser dobrado e também levar à suspensão do alvará de funcionamento, conforme reincidências.
O valor arrecadado com as multas deve ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. Já os objetos apreendidos que não tiverem a identificação comprovada devem ser encaminhados à Secretaria de Ação Social, que se beneficiará do valor da venda.
Denominação
Também de autoria do vereador Dafé, está na pauta proposta que denomina a rua 8 do Distrito Industrial 1 como Rua Isabel Sanches Pontin.
Participação popular
Outro assunto a ser apreciado na sessão trata das reuniões dos conselhos municipais. Como agora esses eventos são realizados por videoconferência, por conta do distanciamento social provocado pela pandemia, o vereador Wagner Mastelaro (PT) propõe que o link para acesso à reunião seja divulgado em Diário Oficial Eletrônico. A ideia é facilitar o acesso e a participação popular nos debates das ações públicas.
Para isso, o parlamentar assina projeto de lei que acrescenta essa obrigatoriedade na lei municipal de 2019 que já garante a divulgação oficial das datas e horários, assim como das atas das reuniões.
Monitoramento
E completa a lista de assuntos previstos para a sessão o projeto de lei do Executivo que teve a discussão adiada na última reunião. A proposta altera lei de dezembro de 2020 que autorizou um convênio entre o município e a empresa JCV Empreendimentos Imobiliários.
O convênio regulamenta a instalação e manutenção de sistema de monitoramento e imagens no Loteamento Residencial Quinta da Mata. A empresa realiza a instalação dos equipamentos para garantir a segurança da área, mas transfere os materiais para o patrimônio do município.
A modificação prevê que as imagens sejam enviadas à Polícia Municipal, que fica responsável pelas devidas providências caso ocorram atos de vandalismo no local.
Distanciamento Social
As reuniões ordinárias continuam em formato remoto e virtual, por conta da necessidade de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19. O plenário da Casa fica fechado ao público e conta com a presença de apenas alguns integrantes da Mesa Diretora para a coordenação dos trabalhos.
Os vereadores participam à distância, por videoconferência, e podem discursar e votar assim como nos eventos presenciais.
Para a população, o acesso à reunião continua por meio da transmissão ao vivo, que acontece pela televisão (no canal 18.3, integrante da Rede Legislativa) e pelas redes sociais da Câmara no Youtube e Facebook (com acesso direto na página inicial deste site).
Serviços:
Evento: 7ª sessão ordinária
Data: terça-feira, 30 de março
Início: 19h
Local: Reunião remota, realizada por videoconferência
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…