Política

Proposta para redução de cadeiras da Câmara de Birigui é adiada

A votação do projeto que reduz de 17 para 15 o número de vereadores em Birigui a partir da próxima legislatura foi remarcada para a sessão ordinária da próxima terça-feira (19). O projeto de lei complementar, de autoria de Leandro Moreira (Republicanos) com assinatura de outros sete vereadores, fixa novo número de cadeiras na Casa sob o argumento da necessidade de economia diante das dificuldades financeiras do município.

Também assinam a matéria Benedito Dafé (PV), Carla Bianchi (PSD), Cesinha Pantarotto (Podemos), Fabiano Amadeu (Cidadania), Luiz Roberto Ferrari (DEM) e Pastor Reginaldo (PTB).

A proposta foi um dos itens colocados em pauta na sessão ordinária da tarde de terça-feira (12) e chegou a receber pedido de adiamento por sete dias protocolado pelo vereador Ferrari. Porém, o requerimento foi rejeitado pela maioria. Na sequência, o parlamentar utilizou-se então do pedido de vistas – recurso por meio do qual a propositura fica automaticamente incluída na próxima ordinária, sem necessidade de deliberação do plenário.

RETIRADO

Uma das matérias da pauta teve a tramitação interrompida por meio de pedido de retirada feito pelo próprio autor, o Executivo.

Trata-se do projeto de lei complementar que alterava a lei referente ao Estatuto e Plano de Carreira do Magistério quanto à comprovação de conclusão de cursos. A medida excluía a possibilidade de apresentar certificados e atestados de conclusão referentes a mestrado e doutorado, tornando obrigatória a verificação do diploma devidamente reconhecido e registrado.

APROVAÇÕES

Todos os outros documentos colocados em pauta são de autoria do Executivo e receberam aprovação:

– criação do Dia Municipal do Kart, incluindo o dia 21 de março no calendário oficial de eventos da cidade, data da inauguração do Kartódromo Internacional de Birigui e também do nascimento do piloto Ayrton Senna;

– instituição do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) para tratar sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e à qualificação profissional no município. E criação do Fundo Municipal do Trabalho (FMT), de natureza contábil, com autonomia administrativa e financeira, para servir como instrumento de captação e aplicação de recursos destinados a programas, projetos e ações das políticas municipais referentes ao tema;

– alteração em trecho da lei de 2006 para reestruturar a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, tornando paritária a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, sendo seis titulares e seis suplentes de cada grupo;

– alienação de uma área de terra com 81,15 metros quadrados localizada na rua Gregório Ferreira Camargo, no bairro Jardim Bela Vista. O Executivo, na justificativa da proposta, alega que a área é inaproveitável ao município e que pode ser enquadrada como alienação por investidura, quando é incorporada uma área pública ao terreno particular corrigindo o alinhamento. A proprietária do imóvel vizinho, interessada em adquirir o espaço, deverá pagar o preço avaliado de R$ 40.359,00;

– concessão de uso da cantina do Ginásio Municipal de Esportes Vicente Felício Primo, por meio de licitação, para comercialização de produtos alimentícios;

– concessão de uso da lanchonete do Terminal Rodoviário Pedro Sanchez y Sanchez, por meio de licitação, para comercialização de produtos alimentícios.

URGÊNCIA

E foi aprovado ainda um item encaminhado pelo Executivo com pedido de apreciação urgente. A matéria institui o Programa de Recuperação de Tributos (PRT), para facilitar à população, empresas e entidades o pagamento de tributos, tarifas e demais receitas municipais em atraso, diminuindo a inadimplência. O programa alcança débitos gerados até 31 de dezembro de 2018, inscritos ou não na dívida ativa.

O documento prevê desconto de 100% de juros de mora e multa e de 50% de honorários advocatícios aos contribuintes que optarem por pagar a dívida até o dia 6 de dezembro.

A nova medida não exclui condições de negociação de dívidas estipuladas anteriormente e possibilita ao munícipe com parcelamento já em andamento a migrar para as condições da nova lei.

SESSÕES

A próxima sessão ordinária, marcada para as 17h do dia 19, é a última do mês de novembro. Em dezembro, as ordinárias serão nos dias 3 e 10, com início do recesso parlamentar no dia 16.

Com informações da assessoria da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago