A Câmara de Birigui inicia nesta tarde a transmissão ao vivo de seus trabalhos legislativos em sinal aberto de televisão, sintonizado gratuitamente pela população. Os últimos testes foram concluídos para a transmissão da sessão ordinária marcada para as 17h. Com isso, a cidade volta a contar com a opção de acompanhar ao vivo o trabalho dos vereadores por meio da televisão, além das transmissões via internet que já acontecem pelo canal Youtube, rede social Facebook e site do Legislativo.
Birigui é o primeiro entre os 43 municípios da região de Araçatuba a colocar no ar os trabalhos legislativos no canal 18. A Casa utiliza o canal 18.3 digital UHF por meio do compartilhamento da Rede Legislativa, que integra as TVs Câmara Federal, TV Senado e TV Assembleia.
A retomada da exibição televisiva das sessões da Câmara de Birigui acontece 21 meses após a Casa encerrar os contratos com a TV Noroeste (antiga TV Birigui) e a rádio Clube FM 88,7. Em março de 2019, a mesa diretora anunciou que, após análise dos contratos, considerou abusivo o valor de R$ 37,9 mil mensais cobrados e optou por transmissões via internet, que são gratuitas.
“Fomos muito criticados na ocasião, mas precisávamos de medidas eficazes de economia e melhor aproveitamento do dinheiro público. De lá pra cá, R$ 795,9 mil foram poupados com o fim desses contratos. Se hoje temos uma sede própria foi devido a decisões como esta”, considerou o presidente da Casa, Felipe Barone (Avante), “Passamos então a concentrar esforços na autorização para um sinal aberto de TV que atendesse a população a custo zero de verdade, porque antes o munícipe indiretamente pagava por esses contratos de transmissão, já que o dinheiro é do povo”, acrescentou.
Sintonia
Qualquer cidadão com um aparelho televisor poderá acompanhar os trabalhos legislativos, basta realizar uma busca automática de canais e encontrar o canal 18.3. O alcance é projetado para Birigui, mas municípios ao redor podem chegar a conseguir sintonizar a programação também, conforme explicações de Marcelo Javarez, diretor da empresa responsável pela instalação do sinal, a Install Tecnologia.
O canal 18 pertence à Rede Legislativa, a primeira do país a contar com tecnologia com base na multiprogramação. A mesma frequência é utilizada para abrigar quatro programações simultâneas, garantindo a exibição dos trabalhos legislativos nacionais, por meio da TV Câmara e TV Senado; estadual, pela TV Assembleia Legislativa; e municipal.
“A Câmara de Birigui divide a frequência com três subcanais, mas sua programação é independente e pode ter uma grade completa”, destacou o diretor da Install. Ainda segundo ele, após a estreia do sinal local, os subcanais dos legislativos nacional e estadual também estarão no ar. A previsão é de que as quatro programações simultâneas estejam sintonizadas até a próxima semana.
Serviços
Programações do canal 18:
18.1 TV Câmara Federal
18.2 TV ALESP
18.3 TV Câmara Birigui
18.4 TV Senado
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…