Política

Três projetos e relatório de CP estão na ordem do dia da Câmara de Birigui nesta terça (8)

Marcada para as 17h desta terça-feira, 8, a 22ª sessão ordinária do Legislativo de Birigui conta com três projetos de lei na pauta de votações. Além deles, os vereadores votarão o relatório final da Comissão Processante que investigou possível falta de decoro do vereador Leandro Moreira (PTB).

Quanto aos projetos da Ordem do Dia, dois deles foram encaminhados à Casa pelo Poder Executivo. O primeiro promove adequações na lei sobre o Conselho Tutelar do município quanto à convocação do conselheiro suplente em casos de afastamento do titular. O grupo é composto por cinco titulares e, havendo o afastamento de um deles pelo período igual ou superior a sete dias, o suplente deve ser convocado, seguindo a ordem de classificação definida pela eleição.

Além disso, o projeto passa a submeter os conselheiros aos mesmos critérios aplicados aos servidores do município quanto ao exame toxicológico obrigatório no momento da admissão, constantes em lei desde 2013. Atualmente, aos conselheiros é solicitado um exame de larga janela de detecção.

O segundo projeto da pauta assinado pelo Executivo autoriza alienação de uma faixa de terra junto ao loteamento Parque Residencial Nelson Calixto, para corrigir o alinhamento do traçado urbano. Trata-se de uma pequena área, de 10,56 metros quadrados, na esquina da Rua Estados Unidos com Rua 21 de abril. Se aprovado o documento, a faixa de terra passa a pertencer ao proprietário do imóvel lindeiro à área, pela qual deve pagar aos cofres municipais a quantia de R$ 2.965,00, que é o valor de avaliação apresentado nos laudos.

Correção

E finaliza a lista de projetos a iniciativa do vereador Zé Luis Buchalla (Patriota) que adequa lei de agosto de 2019, acrescentando um sobrenome que faltava na denominação concedida a uma avenida do Residencial Vereador Reginaldo Liessi. Com a correção, o nome da via, onde deve constar então o nome do homenageado por completo, passa a ser Avenida Francisco Puertas Sobrinho “Kiko”.

Investigação

E também será julgado durante a sessão ordinária o relatório final elaborado pela comissão processante que investigou possível falta de decoro parlamentar do vereador Leandro Moreira. 

Formada pelos vereadores Paquinha (Avante), Ferrari (PSDB) e Eduardo Dentista (PT), a comissão analisou denúncia protocolada por um munícipe que sofreu uma cabeçada no rosto, desferida por Moreira, na recepção da Câmara. O fato aconteceu em 11 de fevereiro, quando ocorria na Casa uma sessão ordinária.

A conclusão da comissão é de que a denúncia é improcedente, e que “não há nenhum julgamento para perda de mandato de vereador por lesão corporal leve”. O relatório informa ainda que o caso já está sendo apurado judicialmente.

Porém, a decisão cabe ao plenário, que deve votar pelo arquivamento do processo ou pela cassação do parlamentar. Para a perda do mandato, é necessária a maioria qualificada de votos entre os 17 vereadores, ou seja, 12 votos.

Ao vivo

Por conta da pandemia da Covid-19, o acesso da população ao plenário está reduzido, com assentos marcados de forma a evitar aglomerações.

A sugestão é que os cidadãos acompanhem a reunião por meio da transmissão ao vivo pela internet, que acontece pelo canal Câmara Birigui no Youtube e pela página facebook.com/camarabirigui. A gravação de todas as sessões ordinárias também fica disponível no Youtube.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago