Política

Última sessão da Câmara de Birigui em abril tem quatro aprovações

A décima sessão ordinária do Legislativo de Birigui, e última do mês de abril, realizada na tarde de quarta-feira, 22, resultou na aprovação de quatro projetos. Dois deles foram incluídos na pauta, após pedidos de urgência acatado pelos parlamentares, e receberam aprovação. Todos os itens discutidos na reunião foram encaminhados pelo Poder Executivo.

Entre as urgências, está o pedido de abertura de crédito adicional especial no orçamento do município para que sejam destinados R$ 60 mil à Fateb, instituição mantida pela Fundação Municipal de Ensino de Birigui. A solicitação de recursos foi feita pela própria entidade para promover reparos na estrutura do telhado de um dos blocos de prédios da unidade de ensino. O local encontra-se interditado por medida de segurança. 

A proposta recebeu votação favorável unânime e a abstenção do vereador Cesinha Pantarotto (PSD), que discordou da urgência da deliberação.

Também foi aprovado por meio de pedido de apreciação urgente o projeto de lei complementar que efetiva o reajuste de 3,86% aos servidores da Guarda Civil Municipal. O percentual é o mesmo aplicado ao reajuste dos demais servidores da Prefeitura. Segundo o Executivo, devido a um erro técnico os cargos dos guardas não foram colocados no anexo de referência do projeto que instituiu o reajuste.

Na votação de ontem, onze votos favoráveis garantiram a aprovação da matéria, que recebeu voto contrário dos vereadores Dafé (PSD) e Batista (PSD) e abstenções de Cesinha, Ferrari (PSDB) e Rogério Guilhen (PSD).

Além dessas duas aprovações, a reunião resultou em votações favoráveis a outras duas matérias. 

A primeira delas autoriza convênio com a Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) para que o município possa utilizar o sistema eletrônico de buscas perante a central. E a segunda outorga a escritura definitiva de dois lotes no Distrito Industrial “Armando Penterich” doados à empresa M.M. Sallaume Máquinas e Ferramentas ME. 

Fogos

A proposta de proibição de fogos de estampido no município teve a discussão reagendada para a próxima ordinária, que será em 5 de maio. A matéria recebeu emenda, de autoria do vereador Zé Luis Buchalla (Patriota), extinguindo a proibição na zona rural.

Também teve a votação adiada, esta pelo prazo de 28 dias, o pedido de denominação da Base Comunitária da Polícia Municipal a ser instalada no bairro Ivone Alves Palma, em frente à chamada Rotatória do Cristo, com o nome de Pedro Piacente, como forma de homenagem póstuma.

Retirados

Dois projetos foram retirados de tramitação após solicitação do próprio autor, o Executivo.

Um deles tratava de alteração na alíquota previdenciária, aumentando de 11 para 14% o valor do desconto. Já o outro é o projeto de lei complementar que incluía os cargos efetivos da Guarda Civil Municipal no anexo da lei referente à reforma administrativa.

Investigação

Ainda durante a reunião, foi lido pedido protocolado pelo vereador Dafé para a instalação de uma Comissão Processante na Casa para investigar crime de responsabilidade e infração político-administrativa supostamente praticados pelo prefeito, Cristiano Salmeirão.

A denúncia declara que o Executivo não efetuou o pagamento dos servidores da Guarda Civil Municipal conforme os padrões corretos de vencimentos. Esses padrões teriam ficado de fora da lei que efetuou a reforma administrativa da Prefeitura e modificados posteriormente, sem passar pela aprovação da Casa, contendo ainda incorreções quanto aos padrões inseridos.

Votado em plenário, o pedido de investigação foi rejeitado pela maioria da Casa. Foram dez votos contrários e apenas cinco favoráveis – de Cesinha, Batista, Ferrari, Odair da Monza (Cidadania) e Guilhen. Dafé, por ser o denunciante, não tem direito a voto; assim como o presidente da Câmara, Felipe Barone (Avante).

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago