Política

Última sessão ordinária do mês da Câmara de Birigui tem nove propostas para votação

Em agosto a Câmara de Birigui realiza quatro sessões ordinárias, por haver cinco terças-feiras no mês. A quarta e última reunião do mês conta com nove projetos em pauta, e está marcada para as 19h do dia 24.

Uma das matérias, encaminhada à Casa pelo Poder Executivo, institui no município o Programa Escola Melhor, que autoriza e incentiva a parceria de pessoas físicas e jurídicas com as escolas públicas municipais – estendendo-se a centros, fundações e demais instituições de ensino de responsabilidade municipal.

A iniciativa contempla a permissão de patrocínios para construção, reforma, ampliação, manutenção e conservação; doação de recursos materiais, como equipamentos e livros; e instalações como sistemas de internet e de informática. As benfeitorias devem estar de acordo e sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Em troca, os patrocinadores poderão divulgar peças publicitárias e promocionais sobre suas ações praticadas no programa, com mensagens educativas, nos espaços públicos das instituições beneficiadas com o patrocínio.

Diversidade religiosa

Volta à pauta após ter sofrido adiamento o projeto de lei que propõe a instituição do Dia da Marcha em Comemoração à Diversidade da Cultura Religiosa, para atividades coletivas envolvendo instituições de crenças diferentes. A ação deve ser promovida anualmente em 21 de janeiro, considerado Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, e fica instituída a Praça Dr. Gama, no centro da cidade, como ponto final de concentração da marcha.

A programação e o itinerário devem ser comunicados com antecedência ao Executivo Municipal, para publicação em Diário Oficial 15 dias antes do evento.

A proposta é assinada em conjunto pelos vereadores Wagner Mastelaro (PT), Tody da Unidiesel (Cidadania), Drª Osterlaine (DEM) e Paulinho do Posto (Avante).

Conselhos Municipais

Mastelaro também é autor do projeto de lei que torna obrigatória aos Conselhos Municipais a divulgação do conteúdo integral da pauta a ser discutida em suas reuniões. Essa divulgação deve acontecer em Diário Oficial Eletrônico, onde já é obrigatória a divulgação das datas dessas reuniões, assim como das atas resultantes do evento.

Recentemente, também foi acrescentada à lei a obrigatoriedade de divulgação do link de acesso às reuniões virtuais que substituíram os encontros presenciais no período de pandemia da Covid-19.

Estradas

Outro assunto a ser discutido na sessão, e que também recebeu adiamento, é o pedido do Executivo para convênio entre o município e o DER/SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). A intenção é possibilitar a execução de obras e serviços de recuperação funcional das estradas municipais.

Nomenclatura

O Executivo também é autor do projeto de lei que altera nomenclatura de um cargo da área educacional. Conforme o documento, a função gratificada de Coordenador de Área de Ensino Fundamental — Educação Física, que não está ocupado atualmente, deve receber nova denominação: Coordenador de Área de Ensino Fundamental — Alfabetização.

Os requisitos para ocupação do cargo passam a ser o curso Superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos em docência, coordenação pedagógica ou formação de professores, preferencialmente, na etapa de Ensino Fundamental.

Ainda conforme o texto encaminhado à Câmara, a função gratificada deve ser conferida a servidor de carreira e sua ocupação tem como objetivo ofertar formações continuadas aos docentes, elaborar avaliações diagnósticas e realizar visitas às escolas.

O assunto é colocado em pauta após receber adiamento na sessão anterior.

Homenagens póstumas

Completam a lista de itens em apreciação quatro projetos de lei que promovem homenagens póstumas por meio da denominação de espaços públicos.

O vereador Benedito Dafé (PSD) propõe o nome de Rua Isaura Gouveia Rodrigues para a rua 8 do Residencial Portal do Parque 3.

Marcos da Ripada (PSL) assina projeto que denomina Rotatória Oreste Sartori a rotatória sem denominação oficial instalada na confluência da avenida Youssef Ismail Mansour com a rua Sebastião Custódio, no bairro Alto dos Silvares.

A denominação de Rua Luiz Pascolat para a rua C do Residencial Oliveira é a proposta assinada pelo vereador Cesinha Pantarotto (PSD), presidente do Legislativo.

E retorna à pauta após adiamento o pedido de Dafé para denominar a via 5 do Residencial Portal do Parque 3 como Rua Antonia Chimenes Maffeis.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago