Por oito votos a sete, os vereadores de Araçatuba rejeitaram denúncia por infração político-administrativa contra o prefeito Dilador Borges (PSDB). A votação ocorreu durante a 2ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (10/02).
O denunciante é o senhor Reginaldo Alves dos Santos, que declara ter apoiado Dilador Borges nas campanhas eleitorais. Ele acusa o prefeito de, no dia 13 de dezembro do ano passado, uma sexta-feira, ter dispensado todos os servidores do Centro de Controle de Zoonoses para que realizassem uma festa de confraternização nas dependências do prédio público em horário de trabalho.
Para o denunciante, esse fato configuraria prática de infração político-administrativa, passível de punição com a perda do mandato, pois o prefeito teria agido de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo. Por isso, ele pedia a instauração de comissão processante.
A denúncia, apresentada na Câmara no dia 10 de janeiro deste ano, foi considerada sem fundamento pelos advogados da Casa. O parecer, assinado pelo procurador legislativo Fernando Rosa Júnior, conclui que os fatos narrados não configuram infração político-administrativa, pois não infringem nenhum dos dispositivos previstos no Decreto-lei nº 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores.
Em documento encaminhado à Câmara assim que tomou conhecimento da denúncia, a Prefeitura esclarece que a confraternização ocorreu no horário de almoço dos servidores e que o Centro de Controle de Zoonoses funcionou normalmente fora desse período.
Tanto a denúncia quanto o parecer da Procuradoria Legislativa foram lidos na íntegra antes da votação. Decidiram pelo arquivamento da denúncia, rejeitando-a, os vereadores Dr. Alceu (PV), Dr. Almir (PSDB), Carlinhos do Terceiro (SD), Professor Cláudio (PMN), Gilberto Batata Mantovani (PL), Dr. Jaime (PTB), Rivael Papinha (PSB) e Tieza (PSDB).
Já os vereadores Arlindo Araújo (Cidadania), Cido Saraiva (MDB), Denilson Pichitelli (PSL), Dr. Flávio Salatino (MDB), Lucas Zanatta (PV), Beatriz (Rede) e Dunga (DEM) votaram pelo recebimento da denúncia. Para que isso acontecesse, seriam necessários, no mínimo, dez votos favoráveis.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Araçatuba/Foto: Ângelo Cardoso
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…