Política

Vereadores vão votar o parcelamento de multas de trânsito municipais

Sete projetos estão na ordem do dia da sessão desta terça (17)/Foto: Divulgação

A Câmara de Birigui vai votar na terça-feira (17) um projeto de autoria do vereador Pastor Reginaldo (PTB) que prevê a criação de um programa de parcelamento de multas de trânsito de competência municipal. A proposta é um dos sete itens da ordem do dia.

Segundo a justificativa do parlamentar, a ferramenta para a regularização dos débitos deve proporcionar a manutenção e o aperfeiçoamento das fontes de receita do município, reduzindo a inadimplência e os impactos da carga tributária do município.

Caso a propositura seja aprovada, o proprietário do veículo ou seu representante legal poderão requerer o parcelamento em até dez prestações iguais, com valor mínimo de R$ 50,00 por parcela.

Conforme a justificativa do projeto, o Departamento de Trânsito de Birigui soma nos últimos 24 meses 4.732 multas não pagas, cujos valores ultrapassam R$ 1 milhão.

MERENDA

Outro projeto do vereador Pastor Reginaldo incluso na pauta é o que estabelece a distribuição do excedente da merenda escolar aos alunos carentes da rede pública de ensino.

Segundo a proposta, os alimentos, industrializados, preparados ou in natura, deverão ser distribuídos para alunos carentes cadastrados e com mais 85% de frequência nos dias letivos.

Já o vereador Leandro Moreira (PRB) e autor de três proposituras. Uma delas institui a a obrigatoriedade de um espaço presencial onde a população possa sanar dúvidas e registrar reclamações ou cancelamentos de pedidos quanto a serviços de telefonia fixa, móvel ou por assinatura, incluindo as ofertas de canais de TV.

Se aprovado, a empresa deverá providenciar o posto de atendimento no município e divulgar o endereço na fatura de cobrança mensal destinada aos consumidores.

SINAIS SONOROS

Leandro também propõe matéria que obriga o uso de sinais sonoros nos locais que utilizam senhas para organizar o atendimento ao público. A intenção é possibilitar a identificação por parte das pessoas com deficiência visual.

Por fim, Leandro é autor de projeto que concede o título Cidadão Biriguiense ao professor Valter Moreno Carvalhal Júnior. Subscrita por outros vereadores, a homenagem é um reconhecimento público pela atuação do professor na área da robótica.

Técnico da equipe “Big Bang”, formada por alunos do Sesi Birigui, seu desempenho tem levado o município a classificações importantes em campeonatos de abrangência internacional.

EXECUTIVO

O único projeto da pauta encaminhado pelo Executivo reestrutura a implantação do Museu Municipal Histórico de Birigui “Dr. Renato Cordeiro”, criado em 1991. O documento também cria o Conselho Museal, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Se aprovada a matéria, o conselho fica autorizado a articular parcerias e convênios com pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado para o desenvolvimento das atividades museológicas.

Recentemente, o Museu Histórico conseguiu registro de reconhecimento junto ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o que possibilita a criação de mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre outros museus do país para aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago