Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 realiza reunião na Secretaria de Saúde
O Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC] esteve reunido na manhã desta quinta-feira, dia 26 de março. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Saúde de Birigui.
O CCEC foi instituído por decreto do prefeito Cristiano Salmeirão, publicado na última segunda-feira, 23 de março [Decreto 6.592].
O Comitê é responsável pelo plano de ação, prevenção e contingência em resposta à pandemia, sendo que se reunirá e acompanhará a evolução do quadro epidemiológico do coronavírus no município.
Integram o comitê profissionais da saúde e da administração da Prefeitura e da Santa Casa de Birigui, além de representantes dos departamentos de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e CCVZ [Centro de Controle de Vetores e Zoonoses].
Todas as decisões do Comitê devem ser levadas para o conhecimento e aprovação do Conselho Municipal de Saúde.
O prefeito Cristiano Salmeirão é o presidente do CCEC e a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad, é a vice-presidente.
“Os profissionais definem medidas de saúde necessárias para a prevenção, controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas com o coronavírus”, explicou a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad.
Segundo o médico infectologista do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Birigui, Dr. Igor Barcellos Precinott, uma das medidas já adotadas pelo Comitê envolve os atendimentos feitos diariamente nas Unidades Básicas de Saúde [UBSs].
Durante o período da manhã as UBSs seguirão suas rotinas de atendimento normal. Já no período da tarde o atendimento será exclusivo para quem apresente os sintomas de gripe leve.
A orientação é para que as pessoas não procurem as UBSs desnecessariamente, evitando aglomerações no local, já que o coronavírus é transmitido com aperto de mão, gotículas de saliva (tosse ou espirro) e em objetos ou superfícies contaminadas (mesas, maçanetas, brinquedos, celulares, canetas, etc).
Dificuldade em respirar e sintomas de gripe forte serão atendidos no Pronto-Socorro Municipal.
Uma Unidade de Internação COVID-19 deverá ser instalada em breve. O local, ainda a ser definido, irá atender pacientes graves e que necessitam de internação.
NÚMEROS
Até às 11h desta quinta-feira, dia 26 de março, a Vigilância Epidemiológica informou que Birigui não conta com casos registrados de coronavírus.
O município aguarda o resultado de exames de dez casos suspeitos da doença. O material colhido foi enviado ao Instituto Adolf Lutzs.
Todos os decretos e informações sobre o trabalho da administração para combater o coronavírus estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Birigui [www.biriguis.sp.gov.br].
Com informações da assessoria da Prefeitura de Birigui