Fundo do Poço – Por M. P. Telles
O fundo do poço se tornou um adjetivo para expressar uma situação sem saída, um final trágico ou uma derrota iminente. Mas eu quero hoje te contar que situações que nos levam “ao fundo do poço” nada mais são do que oportunidades para aprendermos a escalar e sair dele. Eu sou prova viva de que essas situações nos levam não para o fim, mas para o recomeço de novas oportunidades. Meu primeiro “poço” foi cavado há mais ou menos nove anos quando subitamente uma forte depressão me abraçou como uma velha amiga. Foi uma das primeiras vezes que realmente pensei que havia chegado no fundo do poço e que não teria mais volta. Os sentimentos eram vagos, e a ausência de sentimento é bem pior do que sentimentos negativos e fortes. Quando se está no fundo do poço ninguém te ouve, você não vê nada, sente medo, angústia e não entende como conseguiu chegar até ali.
Eu posso afirmar que o poço que estive no fundo nove anos atrás não foi o primeiro e está longe de ser o pior. Na vida estaremos em muitos poços e isso é fascinante porque em cada um deles teremos que criar novas estratégias para sair e continuar.
Quero enfim compartilhar rapidamente algumas das muitas coisas que aprendi entrando e saindo dos poços da vida, porque uma das coisas que fundos de poços me ensinaram é ajudar os outros que estão lá.
1 – Quando estiver no fundo, não olhe mais para baixo, a ajuda virá sempre de cima.
2 – Valorize quem estará torcendo para que você saia do fundo do poço. Acredite, quando você está nas piores situações vê quem realmente te ama.
3 – Não tenha medo de pedir ajuda. A ajuda pode ser uma das cordas mais fortes que te tirarão de lá.
4 – Lute, sair do fundo do poço só depende unicamente e exclusivamente de você e não dos outros.
5 – Gaste tempo planejando como sair e não se lamentando.
6 – Aproveite o silêncio do fundo do poço para entender suas limitações, qualidades e defeitos. O silêncio sempre ajudou a descobrirmos mais sobre nós mesmos.
7 – Não será o primeiro e nem o último poço que vai entrar, então sempre esteja preparado.
8 – Chore se sentir vontade, tire de você todo peso, assim quando for escalar estará mais leve.
9 – Aprenda a guardar suas conquistas e felicidade e não sair contando para qualquer pessoa. Quanto mais saberem de suas alegrias mais terá gente querendo te empurrar em poços.
10 – Faça do fundo do poço o caminho mais forte para chegar onde precisa chegar. Afinal de contas, caindo é que se aprende e escalando é como você chega mais alto.