Maioria dos araçatubenses concorda com fechamento do comércio, diz pesquisa
Uma pesquisa do Instituto Quanty mostrou que 48% dos araçatubenses concordam com o fechamento do comércio como medida para combater o coronavírus.
O levantamento foi feito na cidade entre os dias 2 e 6 de abril. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Segundo a pesquisa, 34% dos moradores do município acreditam que deveriam trabalhar as pessoas que estão fora do grupo de risco. Já 8% dos participantes não concordaram com o fechamento do comércio.
46% dos que responderam à pesquisa disseram estar muito preocupados com a doença e 37% afirmaram estar preocupados. Já 7% dos ouvidos falaram que estão indiferentes e 4% disseram que não estavam nem um pouco preocupados.
AÇÕES DOS GOVERNOS
Para 30% dos araçatubenses, as ações da administração do prefeito Dilador Borges (PSDB) para combater a doença são razoáveis. De acordo com 22% dos entrevistados, as medidas do governo municipal são boas e 17% as consideraram excelentes.
Porém, 16% dos participantes disseram que as atitudes da equipe de Dilador em relação ao coronavírus são ruins e 15% as acharam péssimas.
Em relação às ações do governo do presidente Jair Bolsonaro diante do coronavírus, 28% dos participantes disseram que elas são excelentes. Já 23% dos ouvidos as consideraram péssimas.
Para 21% dos entrevistados, as medidas do governo federal são boas. De acordo com a pesquisa ainda, 16% acharam as atitudes de Bolsonaro são razoáveis e 12%, ruins.
Sobre o posicionamento do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), diante do avanço da doença, 27% dos entrevistados avaliaram como bom. Os participantes que acharam péssimo e razoável ficaram empatados em 21%.
Já os que consideraram as medidas de Doria excelentes somaram 19%. Por outro lado, 12% as consideraram ruins.
MÍDIA
A pesquisa revelou também que a maioria dos araçatubenses prefere se informar sobre a covid-19 por meio de veículos de informação tradicionais e oficiais.
Ficaram empatados com 26% da preferência dos entrevistados, o noticiário da TV e o site oficial da Prefeitura de Araçatuba. Já 14% dos ouvidos optaram por sites de notícias e 3%.
Rádio, postagens do Facebook e conversas com amigos e familiares foram escolhidos por 2% dos participantes, cada.