fbpx
62% dos biriguienses aprovam medidas da Prefeitura contra o coronavírus

Pesquisa do Instituto Quanty mostrou que 62% da população considera excelentes e boas as ações da Prefeitura de Birigui em relação à prevenção contra o coronavírus.

A pesquisa foi realizada em Birigui, pela internet, entre os dias 27 e 31 de março. Participaram dela 667 moradores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.  

Já as pessoas que disseram que achavam as medidas da administração municipal razoáveis corresponderam a 20%.

Os que opinaram que o governo do prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) tomou decisões ruins ou péssimas diante da pandemia da doença somaram 18%.

COMÉRCIO FECHADO

Uma das ações do município para enfrentar o covid-19 foi fechar o comércio. Na ocasião em que a pesquisa do Instituto Quanty começou o governo estadual e, consequentemente, o municipal, não havia liberado o funcionamento das indústrias.

Segundo a pesquisa, 44,7% aprovam o fechamento do comércio biriguiense. Já 37% dos que opinaram entendem que devem trabalhar apenas as pessoas que estão fora do grupo de risco. Somente 6,5% acharam a ação errada.

Sobre o fechamento do Terminal Rodoviário de Birigui e a proibição de entrada e circulação de ônibus, vans e similares pela cidade, 65% dos participantes afirmaram que a medida é correta. Os que consideraram a decisão incorreta somaram 17%.

GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

A pesquisa também buscou saber o que o biriguiense está achando das ações tomadas pelo governo federal e estadual em relação ao coronavírus, por meio de notas de 0 a 10.

Para 51% dos participantes, as medidas adotadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro estão entre boas e excelentes. 18,17% as consideram razoáveis e 32% opinaram que elas são ruins ou péssimas.

Em relação às ações do governador João Doria, que tem divergido do presidente na questão da manutenção da quarentena, 42% acreditam que elas são positivas. Porém, 35% dos participantes as consideraram ruins e 27%, razoáveis.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A pesquisa ainda revelou que a maioria dos biriguienses procura se informar a respeito da doença por meio de veículos de comunicação tradicionais ou oficiais.

O noticiário da TV ficou em primeiro lugar na preferência dos participantes com 32%. O site oficial da Prefeitura de Birigui ficou em segundo lugar com 22% dos votos. As informações por meio de sites noticiosos vieram em terceiro lugar e, pelo rádio, em quarto lugar.

Além desses dados, a pesquisa indicou que 80% dos participantes estão preocupados ou muito preocupados com o avanço do coronavírus. Apenas 2,5% dos pesquisados não está nenhum pouco preocupado.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!