Birigui conquista o Selo de Município VerdeAzul
Desde 2007, quando foi criado o Programa Município Verde Azul, a Prefeitura de Birigui busca conquistar o Selo de “Município Verde Azul”, que reconhece as cidades que fazem gestão ambiental.
O Programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.
A qualificação para conquistar o Selo exige muito trabalho das prefeituras, já que o programa possui 10 diretivas: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão de Águas; Qualidade do Ar; Uso do solo; Arborização urbana e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Os municípios devem colocar em prática 85 tarefas, divididas nas 10 diretivas. A ideia é fazer com que cada um deles produza políticas públicas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos locais.
O Governo do Estado de São Paulo atribui notas de zero a 100 ao resultado de tudo que foi feito no município durante um ano. Atingindo a nota mínima de 80, ele está apto a continuar aprimorando as ações, conquistando o Selo e continuando a desenvolver novas iniciativas sustentáveis para a população.
“O programa visa medir a gestão ambiental de cada município e conquistar o Selo mostra que Birigui faz gestão ambiental com eficiência”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão.
Antes da gestão 2017/2020, o município de Birigui chegou no máximo a 27,16 pontos, média realizada em ações do ano de 2012 até 2016. Em 2019, Birigui somou 82.78. A premiação de 2019 foi entregue nesta quinta-feira, 5 de março de 2020, em São Paulo.
Agora, com o Selo, Birigui está credenciada a buscar verbas no FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
EM SÃO PAULO
Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde ocorreu a premiação dos municípios qualificados para o Selo de Município Verde Azul e a certificação aos municípios que conquistaram o Selo.
Também estiveram no evento o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal, a chefe de seção de Urbanismo e Ocupação do Solo Urbano e Rural, Gabriela Barbosa, e o motorista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciano Pacco.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 13% contam com o Selo. “Estamos em um seleto grupo que faz gestão ambiental. Cuidar do meio ambiente é deixar uma cidade melhor para os nossos filhos e netos. Parabéns equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Birigui”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.
A entrega do Selo em São Paulo reuniu várias autoridades, entre elas o governador João Doria, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
“Todos os municípios que aqui virão receber o prêmio merecem os aplausos e o reconhecimento. Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços”, falou o governador João Doria.
PRINCIPAIS AÇÕES
Para conquistar o Selo de Município Verde Azul, a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui da gestão 2017/2020 desenvolveu mais de 80 ações. As principais foram:
* Criação do PROMEA (Programa de Educação Ambiental)
* Execução do Parque Natural Valdemar Salmeirão
* Execução do Centro de Educação Ambiental
* Piloto de Agrofloresta Urbana
* Plano de combate a erosões
* Plano de mata atlântica
* Criação do fundo municipal de meio ambiente
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui