A carreta do programa “Mulheres de Peito”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, estará em Birigui entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março realizando exames de mamografia totalmente gratuitos em mulheres acima de 35 anos. O veículo ficará estacionado no Parque do Povo.
Durante a semana, a carreta funcionará das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Haverá distribuição de senhas no período da manhã para atendimento no mesmo dia. Ao todo, serão realizados 50 exames diariamente e 25 exames nos dois sábados que a unidade estiver na cidade.
Para realizar o exame, mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas o RG e o cartão do SUS. Já as biriguienses de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e o cartão do SUS. O objetivo do programa é ampliar o acesso das mulheres aos exames e prevenir o câncer de mama.
EXAME
As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o SEDI (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), serviço da Secretaria Estadual de Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.
A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer precocemente, ou seja, em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina, representado uma das principais causas de morte.
O programa Mulheres de Peito funciona em parceria com a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem). A unidade móvel conta com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, além de uma equipe multidisciplinar.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…