fbpx
Birigui suspende vacinação contra a covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui suspendeu a aplicação da vacina contra a covid-19 em grávidas e puéperas com comorbidades. A medida ocorre, de forma preventiva, após o Ministério da Saúde determinar a interrupção da imunização com a AstraZeneca/Fiocruz neste público.

Conforme a pasta, a vacinação ficará suspensa até que haja nova orientação técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, além de novas informações da Secretaria de Estado da Saúde.

As gestantes acima de 18 anos com comorbidades começariam a receber a primeira dose nesta terça-feira (11/05). Contudo, o município seguiu a recomendação da Anvisa para a suspensão imediata do uso desta vacina em grávidas, emitida na noite de segunda-feira (10), e não iniciou a imunização.

Já a vacinação para as puérperas – mulheres que tiveram filho há até 45 dias após a data do parto – foi mantida por não haver qualquer orientação contrária. Mas, foi suspensa nesta quarta-feira (12/05), após decisão do Ministério da Saúde, na noite de ontem. Duas puérperas tomaram a primeira dose com o imunizante e serão acompanhadas pela Secretaria de Saúde.

OUTROS PÚBLICOS

A vacinação continua normalmente para pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e deficiência permanente (BPC), além de pessoas com síndrome de Down e que passaram por transplante entre 18 e 59 anos. Hoje a vacina está sendo aplicada em todas as UBSs até as 12h, e no drive-thru do Terminal Rodoviário até as 16h.

Idosos acima de 60 anos podem receber a primeira dose da vacina no drive-thru do Terminal Rodoviário. A segunda dose para os profissionais de saúde (apresentar comprovante de vínculo ativo) e os idosos acima de 68 anos está sendo aplicada no drive-thru do Hangar. Os dois drives funcionam até as 16h.

Todos que forem se vacinar podem doar um quilo de alimento não perecível para a campanha Vacina Contra a Fome. Os dois drive-thrus são pontos de arrecadação. Os alimentos serão doados às famílias carentes e com déficit nutricional da cidade. A doação não é obrigatória.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!