Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa segunda (7)
O Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo.
A Campanha será de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente).
Só serão vacinadas crianças que não tiverem as doses do esquema de rotina. As crianças que já tiverem a vacinação em dia com a vacina tríplice viral (duas doses) não precisam tomar.
A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, estará disponível nas dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui.
A campanha será realizada em dois períodos: de 7 a 25 de outubro o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
O “Dia D” para esse público será em 19 de outubro. No Dia D, além das UBSs, a Vigilância Epidemiológica também estará atendendo (Praça Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro). O atendimento em todos os pontos no Dia D será das 8h às 17h.
Antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação e o bebê continuará precisando tomar mais duas doses.
Pais e responsáveis devem acompanhar seus filhos com a caderneta de vacinação para avaliação e registro.
Já de 18 a 30 de novembro serão vacinados jovens de 20 a 29 anos. Neste período, o “Dia D” será 30 de novembro, data final da campanha.
A Secretaria de Saúde de Birigui informa que a vacina tríplice viral já faz parte do calendário de rotina a partir dos 6 meses até 59 anos de idade e pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.
Em 2019, Birigui registrou um caso de sarampo. Três casos aguardam resultados de laboratório e outros três foram descartados como negativos.
Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas nas UBSs. Basta o morador procurar a mais próxima de sua residência.